28/12/2020 às 22h44min - Atualizada em 28/12/2020 às 22h44min

CHINA PARTE PRA CIMA DO ALIBABA

ORDENA QUE DESMEMBRE O IMPÉRIO

 
O governo chinês ordenou que Jack Ma, uma das pessoas mais ricas do país e fundador do grupo de empresas Alibaba, desmembre o seu império tecnológico. O Banco Central diz que a administração do Ant Group não é sólida e diz para retificar "atividades ilegais".
 
As autoridades em Pequim –  que na véspera de Natal ordenaram uma investigação sobre as alegações de "práticas monopolistas" pelo gigante do varejo online de Ma – agora ordenaram que sua empresa de tecnologia financeira Ant Group reduzisse suas operações.
 
Pan Gongsheng, vice-governador do banco Central da China, disse que a governança corporativa do Ant "não era sólida" e ordenou que "retornasse às suas origens" como um provedor de serviços de pagamento.
 
Pan, que convocou representantes do Ant para uma reunião com reguladores em Pequim, no sábado, 26, disse que o Ant deve “corrigir as atividades financeiras ilegais de crédito, seguro e gestão de patrimônio”. As divisões da Ant que oferecem esses serviços são as operações de crescimento mais rápido e mais lucrativas da empresa, dizem os analistas.
 
Em comunicado, o Ant Group disse que estabelecerá um “grupo de trabalho de retificação” e “implementará integralmente os requisitos” solicitados.
“Vamos ampliar o escopo e a magnitude da abertura para a colaboração ganha-ganha, revisar e retificar nosso trabalho na proteção dos direitos do consumidor e melhorar de forma abrangente nossa conformidade comercial e senso de responsabilidade social”, disse a empresa. "o Ant fará seu plano de retificação e cronograma de trabalho em tempo hábil e buscará a orientação dos reguladores no processo."
 
O último golpe na batalha de Pequim contra Ma - que havia sido festejado como o maior empresário da China moderna até começar a se manifestar contra regulamentos rígidos - eliminou 8% do valor das ações da Alibaba nas negociações de Hong Kong nesta segunda-feira.
 
As ações da Alibaba perderam mais de um quarto de seu valor desde 24 de outubro, quando Ma acusou os reguladores financeiros e bancos estatais da China de operar com uma mentalidade de "casa de penhores", em uma cúpula de alto perfil em Xangai.
 
Funcionários do Partido Comunista Chinês responderam, acusando a empresa de Ma de violar vários regulamentos e bloqueando a operação de US $ 37 bilhões (quase 200 bilhões de reais) do Ant Group apenas dois dias antes do início das negociações em Xangai e Hong Kong.
 
A repressão às atividades de negócios de Ma tirou mais de US $ 10 bilhões (52 bilhões de reais) de sua fortuna e o colocou em segundo lugar na lista das pessoas mais ricas da China com cerca de US $ 49 bilhões (250 bilhões de reais), de acordo com o índice de bilionários da Bloomberg. A pessoa mais rica da China agora é Pony Ma (sem parentesco), presidente e CEO da rival Tencent (o maior e mais utilizado portal de serviços de internet da China.).
 
Zhang Zihua, diretor de investimentos da gestora de ativos Beijing Yunyi Asset, disse que os investidores estavam preocupados com a possibilidade de que a campanha de Pequim contra as empresas de Ma pudesse continuar, mesmo que implementassem todas as mudanças necessárias. “A investigação antitruste sobre o Alibaba ainda não especificou as penalidades, o que preocupa muito os investidores”, disse ele.
 
Li Chengdong, analista de tecnologia de Pequim, disse que a ação contra a Ant também pesou sobre outras empresas chinesas de tecnologia. “As novas regulamentações estão prejudicando as grandes plataformas da Internet, então a Tencent e outras empresas de tecnologia também estão vendo o preço de suas ações cair”, disse Li. “O Alibaba agora é o alvo dos reguladores, então a reação é mais forte”.
 
Na véspera de Natal, a administração estatal de supervisão do mercado da China disse que havia ordenado uma investigação sobre o Alibaba Group Holdings Ltd sobre "suspeitas de práticas monopolistas".
 
Um editorial no porta-voz estatal Diário do Povo disse que os esforços para evitar o monopólio e as práticas anticompetitivas eram "requisitos para melhorar o sistema de economia de mercado socialista e promover o desenvolvimento de alta qualidade - esta investigação não significa que a atitude do país em relação ao incentivo e apoio à economia de plataforma mudou.”
 
Analistas e especialistas em políticas disseram que a ação de Pequim contra as empresas de Ma provavelmente foi deflagrada pelo discurso contundente que ele proferiu na cúpula do Bund em Xangai em 24 de outubro, criticando a regulamentação autoritária e o domínio estatal dos bancos.
 
“Não devemos usar a maneira de administrar uma estação de trem para regular um aeroporto”, disse Ma, de acordo com uma transcrição. “Não podemos regular o futuro com os meios de ontem. É impossível para a mentalidade de uma casa de penhores suportar a demanda financeira do desenvolvimento global nos próximos 30 anos”, disse Ma, que iniciou o Alibaba em um apartamento de um quarto na China há 21 anos. “Devemos alavancar nossas capacidades tecnológicas hoje e construir um sistema de crédito baseado em big data, para nos livrarmos da mentalidade de casa de penhores.”
 
Ma estava falando ao lado de altos funcionários como Wang Qishan (um ex-czar da segurança e braço direito do líder chinês Xi Jinping), Yi Gang (governador do banco central da China) e Zou Jiayi (vice-ministro do Ministério da Fazenda). Os comentários de Ma tornaram-se virais nas redes sociais chinesas e foram vistos como um ataque direto a funcionários do governo.
 
Em novembro, o Ant Group estava se preparando para o que teria sido a maior oferta pública inicial do mundo quando foi repentinamente fechado por Pequim, 48 horas antes do início das negociações em Xangai e Hong Kong. Antes da suspensão, os investidores haviam avaliado a Ant em US $ 316 bilhões (cerca de 1,5 trilhão de reais), mais do que as avaliações dos maiores bancos da China e dos Estados Unidos e do Reino Unido.
 
Na época, a paralisação foi atribuída a “mudanças no ambiente regulatório de tecnologia financeira e outras questões importantes”, mas analistas interpretaram a intervenção como um alerta para Ma.
 
“O Partido lembrou mais uma vez a todos os empresários privados que não importa quão rico e bem-sucedido você seja, ele pode puxar o tapete debaixo de seus pés a qualquer momento”, escreveu Bill Bishop, autor do boletim informativo Sinocism dedicado à China.
 
Leia mais em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »