20/11/2020 às 11h29min - Atualizada em 20/11/2020 às 11h29min

GRÃ-BRETANHA X EUROPA:

O SAI/NÃO SAI CONTINUA

 
Tão próximos e tão distantes...
A novela produzida por britânicos e europeus parece interminável. Nem as novelas “Chiquititas” e “Redenção” foram tão longas. Os principais detalhes estão resolvidos. Mas é nos detalhes que mora o perigo...

O acordo comercial e de segurança nunca esteve tão perto de ser finalizado, mas o risco de um Brexit sem acordo em seis semanas permanece.
Depois de um negociador da UE ter testado positivo para coronavírus, as negociações serão conduzidas quase que inteiramente online nos próximos dias. Ilze Juhansone, da comissão europeia, disse aos representantes dos 27 estados membros em Bruxelas que a maioria das 11 questões-chaves de negociação agora tinham “textos jurídicos conjuntos com cada vez menos pontos pendentes”.
Os problemas familiares de acesso da UE às águas pesqueiras do Reino Unido e o projeto de um mecanismo para garantir que nenhum dos lados distorça o comércio por meio de padrões de redução continuaram sem solução, mas as diferenças foram sendo gradualmente eliminadas, disseram as fontes.
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também mostrou otimismo. Ela disse: “Após semanas difíceis com um progresso muito, muito lento, agora vimos nos últimos dias um progresso melhor, mais movimentação em arquivos importantes. Isso é bom.
“No contexto da igualdade de condições, o progresso, por exemplo, foi feito na questão dos auxílios estatais, mas ainda faltam alguns metros para a linha de chegada, então ainda há muito trabalho a fazer.
“No que diz respeito aos prazos, a pressão do tempo é alta, sem dúvida. Bom é que esse texto jurídico está sobre a mesa, então há muito o que trabalhar, porque agora há substância em que você pode ler linha por linha, palavra por palavra.
“Toda a equipe está engajada e trabalhando incansavelmente dia e noite para atingir o prazo natural que temos que cumprir até o final do ano.”
 
A insistência do Reino Unido de que precisa ser capaz de definir seus próprios padrões ambientais, trabalhistas e sociais sem qualquer aprovação prévia continua difícil.
Os detalhes do sistema de resolução de disputas do tratado também estão se mostrando difíceis de decifrar, com o Reino Unido querendo que a pesca fique fora de qualquer regime de sanções.
Um diplomata da UE disse: “Há um progresso tangível em várias áreas, enquanto as lacunas estão diminuindo lentamente em questões fundamentais como igualdade de condições, governança e pescas.
“É crescente a preocupação de que o processo de negociação não prossiga com rapidez suficiente para garantir a ratificação de um eventual acordo até o final do ano.
“A esperança é que as negociações possam ser concluídas rapidamente se e assim que as decisões políticas necessárias forem tomadas em Londres.
“Ao mesmo tempo, os estados membros da UE estão de acordo que o planejamento de contingência precisa ser acelerado em paralelo ao processo de negociação UE-Reino Unido em andamento e, com sorte, bem-sucedido. Mesmo assim, a UE precisa estar preparada para todos os resultados possíveis. ”
A falta de tempo é tamanha que Juhansone disse aos embaixadores que eles provavelmente não seriam capazes de traduzir o tratado de mais de 600 páginas para todos os 23 idiomas oficiais do bloco.
O embaixador da França insistiu que a tradução do tratado para o francês era a chave para Paris aprovar o acordo e convocou uma discussão sobre a natureza jurídica do acordo dentro de alguns dias.

Se o tratado envolver apenas as competências da UE, só precisará da ratificação do Parlamento Europeu, mas o processo é complicado quando afeta áreas onde os parlamentos nacionais têm um papel decisivo.
O acordo, mesmo que envolva competências da UE e nacionais, poderia provisoriamente entrar em vigor em 1º de janeiro, com a ratificação dos parlamentos nacionais em data posterior.
Mas os estados membros estão buscando tempo pelo menos para seus parlamentares debaterem os detalhes do acordo no mês e meio restante.

Um grande número de embaixadores apelou também à Comissão Europeia para publicar propostas de contingência “o mais rapidamente possível devido à fase tardia das negociações e à possibilidade de acidentes nas últimas seis semanas”, disse uma fonte.
 
Como diria Obélix, “Ils sont fous ces Européens! Y compris les Britanniques ...”
 
Leia também em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90