16/10/2020 às 09h53min - Atualizada em 16/10/2020 às 09h53min

“PREPAREM-SE PARA SAIR SEM ACORDO”

É O ALERTA DO PREMIER BRITÂNICO


Definitivamente, a Grã-Bretanha e a Europa estão "trocando de mal". Boris Johnson, primeiro-ministro, diz aos britânicos: preparem-se para rompermos as negociações com a Europa sem chegar a um acordo comercial.

Boris Johnson diz que o Reino Unido ainda espera um acordo comercial semelhante ao que a Austrália fez com a EU (União Europeia).
Na realidade, ele parou de se afastar das negociações, já que o prazo-limite que ele tinha se imposto acabou nessa quinta-feira, 15.
Em vez disso, ele disse que o país teria que se preparar para um cenário de não-acordo em 1º de janeiro, ao mesmo tempo em que prepara o caminho para que as negociações continuem na próxima semana, conforme sugerido pelo negociador-chefe da UE, Michel Barnier.

Ele disse que estava tomando a decisão de se preparar para nenhum acordo com um “coração altivo”.
"Muito progresso foi feito em questões como segurança social e aviação, cooperação nuclear", disse ele, mas "por qualquer motivo, está claro que a cúpula da UE, após 45 anos de adesão do Reino Unido, não está disposta a isso, a menos que haja alguma mudança fundamental de abordagem e ofereçam a nosso país os mesmos termos que o Canadá obteve”.
Ele disse que, dado que faltavam apenas 10 semanas para o fim do período de transição, ele teria que fazer um julgamento sobre o resultado provável e preparar o país.
“Concluí que devemos nos preparar para 1º de janeiro com arranjos mais parecidos com os da Austrália - baseados em princípios simples de livre comércio global”, disse ele a repórteres em um comunicado coletivo de transmissão.
“Portanto, temos o coração elevado e, com total confiança, nos prepararemos para abraçar a alternativa e prosperaremos poderosamente como uma nação de livre comércio independente, controlando nossas próprias fronteiras, nossa pesca e estabelecendo nossas próprias leis”.
 
Daqui&Dali aposta que vai ter acordo...

Leia mais em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90