21/08/2020 às 09h19min - Atualizada em 21/08/2020 às 09h19min

O CORONAVÍRUS REDUZIU O CONSUMO DA HUMANIDADE

NOTÍCIA BOA OU RUIM?


O ritmo de consumo dos recursos da Terra pela humanidade caiu drasticamente neste ano em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), segundo pesquisadores.
Consequentemente, o “Dia de Superação da Terra” - aquele ponto em que o consumo humano excede a capacidade em que a natureza pode se regenerar em um ano - ganhou mais de três semanas, de 29 de julho a 22 de agosto deste ano.
 
A redução da atividade humana devido à pandemia do coronavírus levou o consumo de recursos naturais de volta aos níveis anteriores a 2006.
 
"O Earth Overshoot Day (Dia de Superação da Terra) é uma forma de ilustrar a escala do desafio biológico que enfrentamos", disse Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. E ano após ano esse dia está cada vez mais próximo do início do ano. Neste ano de 2020, embora Wackernagel tenha dito que os dados foram encorajadores, ele pediu que mais progresso fosse feito, "pelo projeto, não por desastre".
 
A mudança de três semanas entre as datas do Earth Overshoot Day em 2019 e 2020 representa a maior mudança de um único ano desde o início do Overshoot global na década de 1970. Desde então, o aumento da população e os níveis crescentes de consumo per capita viram o Earth Overshoot Day se mover para o início do ano, com a data chegando em julho pela primeira vez em 2019.
 
“É um esquema Ponzi, estamos usando o futuro para pagar pelo presente”, disse Wackernagel. "Os países, na maioria, têm leis bastante rígidas sobre empresas que administram esquemas de Ponzi, mas, de alguma forma, no domínio ecológico, achamos que está tudo bem. Temos apenas um planeta e isso não vai mudar. Temos uma escolha muito simples – ou um planeta próspero ou um planeta na miséria".
 
As crises econômicas anteriores viram a data recuando temporariamente, como a crise financeira de 2007-08, que viu a data recuar cinco dias depois do início do ano.
David Lin, que lidera a equipe de pesquisa por trás do EOD, explicou: "Este ano foi particularmente complicado porque queríamos dar uma indicação de como a Covid-19 afetou os resultados de 2020".
A pesquisa de Lin constatou que houve uma grande queda nas emissões de CO2 (queda de 14,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior) e na silvicultura comercial (queda de 8,4% em 2019).
Mike Childs, coordenador da Friends of the Earth, alertou que "a melhoria deste ano na maneira como usamos nossos recursos naturais está  reduzida ao Covid-19 e bloqueios subsequentes. A menos que haja uma mudança significativa na maneira como agimos, é provável que volte ao normal, ou pior, nos próximos anos."
 
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa, bloqueios induzidos por coronavírus levaram a uma redução de 9,3% no movimento ecológico da humanidade em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, para continuar consumindo recursos ecológicos na nossa taxa atual, ainda precisaríamos do equivalente a uma Terra e meia (1,6 do planeta Terra).
 

Leia The Guardian
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90