09/06/2020 às 14h31min - Atualizada em 09/06/2020 às 14h31min

​DESCOBERTOS OS 2 MILHÕES DE DÓLARES

10 ANOS ESCONDIDOS NAS MONTANHAS ROCHOSAS DO NOVO MÉXICO

 
Forrest Fenn, um colecionador de arte do Novo México, obviamente milionário, cansado de ver pais e filhos sentados no sofá divertindo-se de forma sedentária, resolveu “criar” um jogo para incentivar as pessoas a saírem de casa e se divertirem em busca de uma grande recompensa.  Criou uma caça ao tesouro em 2010 com as pistas para encontrar o local em um poema que faz parte dos seus livros de memórias, uma brincadeirinha que apenas quem tem dinheiro de sobra pode imaginar. Nesse final de semana, ele disse que alguém finalmente tinha encontrado o baú de bronze que ele havia enterrado com pepitas de ouro, moedas, safiras, diamantes, artefatos pré-colombianos e muitos eteceteras. Foram 10 anos de caça aos tesouros escondidos nas Montanhas Rochosas. Dois milhões de dólares! Escondidos em local que somente Deus, Forrest Fenn e a pessoa que encontrou sabem. Forrest Fenn apenas diz que encontrava-se “sob uma cobertura de estrelas na exuberante vegetação florestal das Montanhas Rochosas e não havia mudado do local onde eu a escondi há mais de dez anos". Ele não deu detalhes sobre a localização exata.
"Eu não conheço a pessoa que a encontrou, mas o poema em meu livro o levou ao local exato", disse Fenn, que mora em Santa Fé.
Foi um homem que não queria ser identificado que encontrou o baú há alguns dias, disse Fenn a um jornal local, The Santa Fe New Mexican. Fenn disse que a descoberta do baú foi confirmada através de uma fotografia que o homem lhe enviou. Ele já havia dito ao jornal que apenas o baú de bronze pesava 20 libras e seu conteúdo outros 22.
Fenn, ex-piloto de caça da Força Aérea que administra uma galeria em Santa Fé, criou a ideia para a caçada décadas atrás, depois de saber que tinha câncer de rim. Ele planejava enterrar seus restos mortais com as riquezas, mas quando se recuperou da doença, ele enterrou a caixa para dar às famílias um motivo para "sair do sofá", disse ele em 2016.
 
Ele anunciou a busca em um livro de memórias publicado em 2010, "A emoção da perseguição", e forneceu pistas sobre o local em 24 versos enigmáticos de um poema. Ele disse que o tesouro estava escondido nas Montanhas Rochosas a 5.000 pés acima do nível do mar, dicas que às vezes levam os caçadores a trechos perigosos e remotos do deserto. "Comece onde as águas quentes param", diz uma pista, "e leve-o para o desfiladeiro."
Dezenas de milhares de pessoas procuraram o baú, de acordo com Fenn. Os investigadores percorriam trilhas de alta altitude no Colorado, nos matagais do Novo México e em direção a paisagens esculpidas por geleiras em Montana. O Sr. Fenn finalmente especificou que os objetos de valor não estavam em uma área que um octogenário acharia difícil de alcançar.
Mas pelo menos duas pessoas morreram tentando seguir suas pistas, e algumas acusaram Fenn de colocar em risco a vida das pessoas oferecendo uma aventura quixotesca ou até uma farsa. Em 2017, o chefe Pete Kassetas, da Polícia Estadual do Novo México, pediu a Fenn que interrompesse a caçada, dizendo que as pessoas estavam colocando suas vidas em risco.
"As pessoas vêm de outros estados e de outras partes do mundo para encontrar esse tesouro indescritível que pode ou não existir, com muito poucas pistas", disse o chefe Kassetas na época. "Eles estão subestimando o Novo México."
Mas Fenn se recusou a recuperar o baú. "Se alguém se afogar na piscina, não devemos drenar a piscina", disse Fenn ao New York Times naquele ano. "Devemos ensinar as pessoas a nadar" (uma “sabedoria” absolutamente dispensável).
Em 2013, uma mulher do Texas, que procurava o baú no Novo México, se perdeu perto do Monumento Nacional Bandelier, uma extensão de 33.000 acres repleta de desfiladeiros, trilhas íngremes e bosques acidentados. Depois de passar uma noite gelada entre duas pedras, ela foi resgatada no dia seguinte.
O oficial Dusty Francisco, porta-voz da Polícia do Estado do Novo México, disse que o departamento ficou "muito satisfeito ao saber que o suposto tesouro de Forrest Fenn foi encontrado". E acrescentou: "Duas vidas foram perdidas e muitas outras foram colocadas em risco como resultado dessa busca e estamos felizes por ter chegado ao fim".
 
Jenny Kile, que acompanha a caçada há anos em seu site, Mysterious Writings, disse na segunda-feira que a caçada atraiu milhares porque "acreditava-se que não importa quem você fosse, isso poderia ser feito". “Para a grande maioria, foi a oportunidade da aventura de uma vida. Quem não quer procurar um tesouro? "
Em seu site neste fim de semana, Fenn elogiou todos os caçadores de emoções que tentaram encontrar o baú ao longo dos anos.
"Parabenizo as milhares de pessoas que participaram da busca e espero que continuem sendo atraídas pela promessa de outras descobertas", disse ele.
Embora a pessoa que encontrou o baú possa permanecer anônima, mesmo para Fenn, a descoberta ainda pode vir com algumas amarras. Qualquer pessoa que encontre e mantenha uma propriedade que foi perdida ou abandonada, como um tesouro, também a achará "tributável para você pelo seu valor justo de mercado no primeiro ano em que a sua posse é indiscutível", de acordo com Imposto de Renda americano...
 
Leia também em The NYT e no Diário de Pernambuco.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »