06/05/2020 às 08h40min - Atualizada em 06/05/2020 às 08h40min

EUROPA EM QUEDA

CORONAVÍRUS NÃO DEIXA A ECONOMIA DECOLAR


A recessão promete ser bem profunda na Europa. Agora em 2020 a economia deve encolher 7,4% e o desemprego deve atingir 9%. Investimentos estão em colapso e as taxas de desemprego, dívidas e déficits estão aumentando no ritmo brutal da pandemia de coronavírus. Em sua pior recessão, em 2009, a economia europeia encolheu 4,5%...
 
Previa-se que a economia da União Europeia cresceria apenas 1,2% este ano, mas agora as coisas devem acabar muito piores.
"O perigo de uma recessão mais profunda e prolongada é muito real", disse o chefe da unidade econômica da União Europeia, Maarten Verwey.
A Itália e a Espanha, os dois países mais afetados pela doença, verão suas economias encolherem mais de 9%. A Grécia, que começava a sair de uma década de calamidade econômica, poderá ser a mais atingida dos 27 países da UE,  perdendo 9,7% de sua produção econômica este ano.
O desemprego deve ser galopante, com média de 9% em todo o bloco e atingindo 19,9% na Grécia.
A maior economia do bloco, a Alemanha, também será atingida, com sua economia caindo 6,5% no ano. A França, segunda maior economia do bloco, deverá encolher 8,5%.
 
Havia a perspectiva de os países mais atingidos pelo coronavírus emergirem lentamente de bloqueios economicamente devastadores. Mas as esperanças dos investidores caíram, com os riscos dos Estados Unidos se abrirem muito rapidamente e a retórica cada vez mais belicosa de Washington contra Pequim.
 
Esse é o maldito segredo do coronavírus: primeiro atinge a saúde das pessoas, depois atinge a saúde das economias...
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90