06/09/2019 às 09h03min - Atualizada em 06/09/2019 às 09h03min

MARICÁ SEM RESSACA

PREFEITURA INSTALA CONTENÇÃO EM ITAIPUAÇU

 
As ressacas andaram prejudicando algumas praias do estado e a Prefeitura de Maricá tratou de agir rápido. Já está instalando peças para contenção de ressacas na praia de Itaipuaçu.
As primeiras estacas-prancha que vão compor a contenção começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (dia 04), perto da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um). No trecho inicial de 2 quilômetros, serão colocadas na areia aproximadamente 3 mil peças feitas de aço anticorrosivo, a uma distância de 4,5 metros da pista. A estrutura vai ajudar também no suporte do futuro calçadão da orla. Essa obra deve durar dois meses.
 
As chapas são onduladas, com 12 metros de comprimento, e serão alinhadas numa extensão total de 4 quilômetros, até a Rua 63. A partir daí, as Ilhas Maricás fazem uma contenção natural em caso de ressaca, dispensando obras na segunda metade da orla.
 
O presidente da SOMAR, Renato Machado, garante que a montagem da contenção deve acabar de vez com os danos causados por ressacas.
“O que estamos instalando aqui é o que existe de mais confiável para prevenir os feitos de ondas fortes. Grandes obras como o túnel Marcello Alencar, na Zona Portuária do Rio, e o mergulhão de Niterói utilizaram essa tecnologia. Em Amsterdã, capital da Holanda, a proteção no entorno dos rios e canais que cortam a cidade também é composta deste material. Podemos garantir que não haverá mais prejuízos onde houver essa barreira”.
 
No total, são quase R$ 140 milhões em investimentos para a urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na avenida litorânea – o nome oficial é Avenida Allan Bueno Guapyassu de Sá – mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma. Segundo a SOMAR, a via principal terá cerca de 8 metros de largura, com calçadão de 4,5 metros e uma ciclovia com 2,30 metros de largura), tudo com iluminação.

 
 Leia também no MaricáInfo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »