08/11/2021 às 11h56min - Atualizada em 08/11/2021 às 11h56min

TUVALU MUDA O CLIMA

PROVOU NA COP26 QUE A QUESTÃO É SÉRIA

 
Simon Kofe, ministro das Relações Exteriores da ilha de Tuvalu, no Pacífico Sul, decidiu fazer uma declaração em vídeo fugindo do convencional. Falou com água do mar até os joelhos, mesmo estando de terno e gravata e todos os aparatos para o discurso.
Foi uma gravação para a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), com o objetivo de destacar o impacto da mudança climática na nação insular. E conseguiu.
Tuvalu é um Estado da Polinésia, na Oceania, formado por um grupo de nove ilhas e atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. População em torno de 12 mil pessoas, PIB em torno de 50 milhões de dólares.
 
"A declaração se encaixa no cenário da COP26 com as situações da vida real enfrentadas em Tuvalu, devido aos impactos das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
 
Preocupação global
O aumento do nível dos mares é um dos fenômenos da mudança climática que preocupam diversas nações e organizações na COP26. E a situação vem se mostrando cada vez mais crítica com as constantes perdas de gelo nos principais polos do planeta.
De acordo com um estudo divulgado pela "Nature Communications", a calota polar da Groenlândia perdeu cerca de 3,5 trilhões de toneladas de gelo, em 10 anos, o que resultou em uma elevação no nível do mar de um centímetro e agravou o risco de inundações em todo o mundo. O levantamento também constatou que o degelo aumentou 21% em 40 anos.
 
Segundo um relatório de agosto do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU, as mudanças climáticas estão se intensificando e já atingem todas as regiões do planeta com inundações, ondas de calor, furacões e incêndios florestais.
Nesse cenário, um dos desafios mais debatidos na conferência é o controle do aquecimento global, para evitar o aumento de 1,5ºC em relação ao século 19 – já que a temperatura do planeta subiu 1,1ºC em média, apontou o relatório do IPCC.
 
Importância da COP26
A COP26 se iniciou em 31 de Outubro e vai até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. É um encontro entre governos de mais de 190 países, além de representantes de empresas e ONGs para negociações, debates e exposições a respeito dos problemas enfrentados pelo planeta em relação ao clima e direitos humanos.
No evento, líderes políticos também destacam suas estratégias e ações para evitar que as mudanças climáticas desenvolvam danos mais catastróficos e irreversíveis.
 
Tudo que se espera é que na COP27 o clima seja outro. E que Tuvalu seja ovacionado por seu exemplo.
 
Leia também em NotíciasUOL.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »