16/03/2023 às 12h54min - Atualizada em 16/03/2023 às 12h54min

OS ESTADOS UNIDOS VÃO BANIR O TIK TOK.

É MEDO DA ASCENSÃO CHINESA.



O governo Biden mostrou desespero e exigiu que os donos chineses do TikTok alienem suas participações no popular aplicativo de vídeo. Se não fizerem isso, poderão enfrentar uma proibição dos Estados Unidos, disse a empresa à Reuters, nesta quarta-feira, 16.
 
Essa é a medida mais dramática em uma série de medidas recentes de autoridades e legisladores dos americanos, que alegam que os dados de usuários do TikTok nos EUA podem ser repassados ao governo da China. O TikTok, de propriedade da ByteDance, tem mais de 100 milhões de usuários nos EUA.
(Será que empresas americanas no Brasil são espiãs do governo Biden?)
 
É a primeira vez sob a administração do democrata Joe Biden que uma possível proibição do TikTok é ameaçada. O republicano Donald Trump tentou banir o TikTok em 2020, mas foi bloqueado pelos próprios tribunais americanos.
 
A porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, disse à Reuters que a empresa ouviu recentemente o CFIUS (Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos), liderado pelo Tesouro dos EUA, que exigiu que os proprietários chineses do aplicativo vendessem suas ações e disse que, caso contrário, eles enfrentariam um possível banimento do aplicativo de vídeo nos EUA.
 
O Wall Street Journal foi o primeiro a relatar a mudança. A ByteDance confirmou que 60% de suas ações são de propriedade de investidores globais, 20% de funcionários e 20% de seus fundadores.
 
Mas é interessante o comunicado da TikTok que a Casa Branca se recusou a comentar: “Se proteger a segurança nacional é o objetivo, o desinvestimento não resolve o problema: uma mudança de propriedade não imporia novas restrições aos fluxos de dados ou acesso”.
 
Já pensou se o Brasil faz o mesmo com as empresas americanas? Toc, toc, toc?
 
Leia também no Brasil247 e na Reuters.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90