04/06/2021 às 11h05min - Atualizada em 04/06/2021 às 11h05min

REINO UNIDO E UNIÃO EUROPEIA X FACEBOOK

ABUSO NA PUBLICIDADE DIGITAL?


Os reguladores do Reino Unido e da UE estão investigando o Facebook para saber se ele está abusando de seu domínio na publicidade digital.
É a primeira vez que os reguladores coordenam uma grande investigação desde o Brexit, e atinge diretamente as receitas do Facebook, que dependem fortemente da venda de publicidade em sua plataforma.

A investigação vai considerar se o Facebook usou injustamente seu vasto acervo de dados para competir com indivíduos e empresas que postam anúncios no Facebook Marketplace - onde as pessoas compram e vendem produtos diariamente - ou a plataforma de namoro do Facebook, lançada na Europa no ano passado.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, em inglês) disse que trabalharia “em estreita colaboração” com a comissão europeia para determinar se o Facebook poderia estar sufocando a concorrência ao “abusar de uma posição dominante nas redes sociais ou nos mercados de publicidade digital”.
O Facebook, que pode ser multado pelos reguladores dependendo de suas descobertas, disse que as investigações foram iniciadas “sem mérito”.

A plataforma de mídia social, que foi fundada em 2004 por seu agora bilionário presidente-executivo, Mark Zuckerberg, é usada por quase 3 bilhões de pessoas por mês, e cerca de 7 milhões de empresas anunciam na plataforma no total.

A comissão europeia disse que o Facebook foi capaz de coletar “vastos tesouros” de dados por meio de sua rede social e além – graças aos recursos de logon único que permitem aos usuários fazer logon em outros sites usando sua conta do Facebook. Esses dados permitem atingir grupos específicos de clientes que podem dificultar a competição dos rivais, acrescentou o regulador.

Enquanto isso, as empresas que anunciam no Facebook também estão fornecendo dados valiosos, que o regulador disse que poderiam ser usados ​​pelo Facebook para "vencer" essas mesmas empresas.
“Na economia digital de hoje, os dados não devem ser usados ​​de forma a prejudicar a concorrência”, disse a comissária de concorrência da UE, Margrethe Vestager.
É a terceira investigação da CMA sobre uma possível violação das regras de concorrência online, depois que o watchdog (dispositivo de alerta) levou a investigações sobre os planos do Google de remover cookies de terceiros e outras funcionalidades de seu navegador Chrome no início deste ano. O regulador do Reino Unido também está analisando se a Apple estabeleceu termos e condições injustos para os desenvolvedores que tentam acessar sua App Store.
Respondendo às investigações coordenadas, o Facebook disse: “Estamos sempre desenvolvendo novos e melhores serviços para atender à demanda crescente de pessoas que usam o Facebook. O Marketplace and Dating oferece às pessoas mais opções e ambos os produtos operam em um ambiente altamente competitivo com muitos grandes operadores.
“Continuaremos cooperando totalmente com as investigações para demonstrar que elas não têm mérito”.

O mundo torce para que tudo esteja nos conformes...


Leia também em The Guardian.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »