05/09/2020 às 11h37min - Atualizada em 05/09/2020 às 11h37min

​HOJE É DIA DA AMAZÔNIA!

NÃO ACENDA VELINHAS...


Estamos falando da maior floresta tropical do mundo. Aquela que tem a maior biodiversidade do nosso planeta Terra. E podemos bater no peito com o orgulho de que a maior parte da Amazônia está exatamente aqui, dentro do Brasil, são 60% da floresta. Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa têm a outra parte. Para celebrar tanta grandiosidade, foi definido o dia 5 de setembro como o Dia da Amazônia, em referência à criação da Província da Amazônia, em 1850, por Dom Pedro II.

A sua importância para o meio ambiente é tão gigantesca quanto é o seu tamanho. Por isso é da maior importância estimular os debates sobre os seus problemas e informar sobre a importância da preservação.
É devastador saber que o desmatamento amazônico cresceu 33% entre agosto de 2019 e junho de 2020, na comparação com o mesmo período entre 2018 e 2019. O desmatamento cresceu 33%!!!
E o governo? O que faz para evitar isso? Vai fazer beicinho e dispensar ajuda internacional? 

Até agora quem de fato preservou a floresta foi o povo amazônico, como lembra o senador Eduardo Braga – povo, aliás, que também precisa ser preservado.
O divertido de tudo isso é que tem “tucano” que diz que não há desmatamento na Amazônia...
 
Leia/ouça também em Senado.

Nota1: dizem até que o Daqui&Dali começou a florescer na floresta amazônica...
Nota2: vale lamentar a morte de Washington Luís Rodrigues Novaes (colunista dos jornais Estadão e O Popular e consultor da TV Cultura), que tratou os temas de meio ambiente e culturas indígenas.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »