06/07/2020 às 07h02min - Atualizada em 06/07/2020 às 07h02min

A NEVE ESTÁ FICANDO ROSA!

SÓ FALTA O MAR VIRAR SERTÃO...


O fenômeno está acontecendo nos Alpes italianos, particularmente na geleira de Presena. Algas estão se espalhando, tornando o gelo mais escuro e, com isso, fazendo com que derreta mais rapidamente.

Os cientistas italianos estão investigando essa misteriosa aparência do gelo glacial rosa nos Alpes, que pode acelerar os efeitos das Alterações Climáticas. Debate-se sobre a origem das algas, mas Biagio Di Mauro, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, disse que a neve rosa observada em partes da geleira Presena é provavelmente causada pela mesma planta encontrada na Groenlândia.
"A alga não é perigosa, é um fenômeno natural que ocorre durante os períodos de primavera e verão nas latitudes médias", disse Di Mauro, que já havia estudado as algas na geleira Morteratsch, na Suíça. A planta se chama Ancylonema nordenskioeldii. Normalmente, o gelo reflete mais de 80% da radiação do sol de volta à atmosfera, mas quando as algas aparecem, elas escurecem o gelo, absorvendo o calor e derretendo mais rapidamente. E mais algas aparecem, à medida que o gelo derrete mais rapidamente, dando-lhes água e ar vitais e adicionando tons de vermelho ao gelo branco.

"Tudo o que escurece a neve faz com que ela derreta, porque acelera a absorção de radiação. Estamos tentando quantificar o efeito de outros fenômenos, além do humano, no superaquecimento da Terra", disse Di Mauro, observando que a presença de caminhantes e teleféricos também pode ter um impacto nas algas.
 
Os turistas na geleira lamentam o impacto das mudanças climáticas. "O superaquecimento do planeta é um problema, a última coisa que precisávamos era de algas", disse a turista Marta Durante. “Infelizmente estamos causando danos irreversíveis. Já estamos no ponto de não retorno, eu acho”.
Elisa Pongini, de Florença, disse que sentia que a Terra estava "devolvendo tudo o que fizemos.  E 2020 é um ano especial: coisas terríveis aconteceram. Na minha opinião, os fenômenos atmosféricos estão piorando. A mudança climática é cada vez mais evidente.”
 
Ninguém mais pode dizer que deseja um futuro cor de rosa...

Aproveite para cantar:

O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão

Leia mais em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90