Moradores e ambientalistas vão dar um abraço simbólico à Lagoa de Itaipu, nesse domingo, a partir das 10h, para reafirmar a importância da demarcação do Patrimônio Ambiental, Cultural, Social e Cênico de Itaipu e toda Região Oceânica de Niterói, no Projeto de Lei do Plano Diretor Urbano da cidade. O projeto foi enviado pela Prefeitura de Niterói e os moradores afirmam que não foi feita uma consulta popular.
Segundo os manifestantes, as áreas protegidas foram excluídas e eles temem uma invasão imobiliária na região.
No dia 29, quarta-feira, vai ser realizada a segunda votação do projeto na Câmara. Na primeira, as emendas de vereadores e da sociedade civil não foram aprovadas.
Há 40 anos, as lagoas de Itaipu e Piratininga sofrem com a especulação imobiliária.
Uma denúncia do jornalista Osvaldo Masneschy para o jornal TODA PALAVRA revela dados alarmantes. O espelho d'água das lagoas foi reduzido à metade, passando de 8,1 km² para 4,25 km².
Essa triste realidade foi constatada através de estudos realizados pelos pesquisadores da UFF Thiago Henriques Fontenelle e Wanderson Barreto Corrêa ao comparar os primeiros números obtidos pelo pesquisador da Fiocruz, Lejeune P.H.de Oliveira, em 1948.
O ponto de encontro da manifestação no domingo vai ser no Canal de Camboatá, que separa Itaipu de Camboinhas.