22/05/2023 às 11h45min - Atualizada em 22/05/2023 às 11h45min

MAIS UM GOL CONTRA DO RACISMO.

VINÍCIUS JR. NO CONTRA-ATAQUE.


 
O Real Madrid apresentou nesta segunda-feira (22) denúncia na Procuradoria-Geral da Espanha por delitos de ódio e discriminação contra o brasileiro Vinícius Jr, que joga no clube espanhol.
Ele voltou a ser alvo de ataques racistas no domingo (21) durante um jogo de seu time contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha. A partida chegou a ser interrompida após o brasileiro apontar torcedores que o ofenderam. Ele foi expulso depois de ser agredido por um jogador adversário.
 
Felizmente, o Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio e tratou de apresentar denúncia à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e sejam apuradas as responsabilidades", declarou o clube madrilenho, em um comunicado.
 
Na noite de domingo (22), o técnico do Real Madrid, Carlos Ancelotti, já havia saído em defesa do brasileiro. Em entrevista coletiva depois do jogo, Ancelotti se recusou a falar sobre a partida e atacou a La Liga, a liga espanhola dos clubes de futebol da Espanha.
 
'Não existe racismo na Espanha'
Também nesta segunda, o presidente de La Liga, Javier Tebas, rebateu críticas feitas pelo brasileiro à liga espanhola, por se omitir diante de casos similares, e afirmou que "nem a Espanha, nem La Liga são racistas".
 
"É muito injusto dizer isso", declarou Tebas. "Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é sobre o símbolo de união de povos, onde mais de 200 jogadores são de origem negra em 42 clubes que recebem em cada rodada o respeito e o carinho da torcida, sendo o racismo um caso extremamente pontual (9 denúncias) que vamos eliminar".
 
Já o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales - que é a autoridade máxima do futebol na Espanha - defendeu Vinícius Jr. e afirmou que há, sim, um "problema com racismo em nosso país". Ele pediu ainda que a CBF "ignore" as posições do presidente da La Liga, que chamou de "irresponsável".
 
"Peço ao presidente da CBF que ignore o compartamento irresponsável de La Liga, que entra nas redes sociais em um enfrentamento com um jogador que horas antes recebeu insultos racistas", declarou. "Enquanto haja um só torcedor que insulte por cor da pele, temos um grave problema".
 
O Itamaraty anunciou que vai convocar a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, para pedir explicações.
 
No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também falou sobre o caso e cobrou ações da FIFA e da La Liga, e o Ministério da Igualdade Racial afirmou que notificaria autoridades espanholas e a liga do país.
 
A partida, que terminou com a vitória do Valencia por 1 a 0 e Vinícius Jr. Manifestou-se em suas redes sociais.
 
"A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", completou o jogador.
 
O caso também revoltou parte dos espanhóis. Muitos deles vêm se manifestando pelas redes sociais e cobrando o banco Santander, que patrocina a La Liga, uma posição sobre o episódio.
 
Procurada pelo g1, a Procuradoria-geral da Espanha ainda não havia se manifestado sobre a denúncia até a última atualização desta notícia.
 
Leia também no Globo e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »