Maricá tem uma característica bem interessante. É uma cidade cercada de mar, de montanhas, de lagoas, uma cidade cheia de belezas naturais, mas que também adora trabalhar. Principalmente, trabalhar para ficar ainda mais bonita e ainda mais agradável para se viver. Entre as muitas obras e inúmeros melhoramentos que a Prefeitura está fazendo por toda parte estão as pontes. São pontes sobre lagoas, sobre canais, sobre o que for necessário para melhorar o passo a passo da população ou o vaivém dos veículos, de carga, de transporte ou simplesmente de passeio. Agora mesmo, nesses dias que passaram, chegou-se aos finalmentes de mais uma ponte. Através dessas pontes, Maricá cada vez avança mais.
Conheça as lagoas de Maricá, que dão mais beleza à cidade:
Lagoa de Araçatiba Tem área de 18,74 Km², e liga-se às Lagoas da Barra, do Padre, de Araçatiba e Guarapina (que liga todo esse conjunto de lagoas ao oceano, ali na altura de ponta Negra).
Lagoa de Jacaroá Praia lacustre, com 150m de extensão e 6 de largura. Águas mornas de pouca transparência, solo arenoso de cor escura.
Lagoa de Guarapina Fica a nordeste de Ponta Negra, com extensão de 6,5 km.
Lagoa de Jaconé Entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras.
Lagoa da Barra Entre a Restinga de Maricá e a Serra do Caju, com área de 6,52 km². É dividida em duas, pelas Ponta da Preguiça e do Fundão. Águas mornas, de pouca transparência.
Lagoa do Padre Entre as Lagoas da Barra e de Guarapina, com área de 2,20 km², é a menor do complexo lacustre de Maricá. Suas águas são mornas, de pouca transparência. Não tem ilhas nem praias. É circundada pela Restinga de Maricá e áreas de veraneio.