25/07/2019 às 22h18min - Atualizada em 26/07/2019 às 08h18min

POLÍCIA FEDERAL X SÉRGIO MORO: SPOOFING

A Polícia Federal bateu de frente com Moro e estabeleceu que a Operação Spoofing não vai analisar as mensagens captadas pelos hackers e que caberá somente à Justiça definir se o material será destruído. “O conteúdo de quaisquer mensagens que venham a ser localizadas no material apreendido será preservado", diz a nota divulgada à imprensa pela Polícia Federal. Sabem o que isso significa? Rebelião, afinal, a PF está subordinada ao ministério da Justiça e Segurança Pública – o ministro é Moro!

A Operação Spoofing busca obter provas relacionadas à invasão de contas do aplicativo Telegram utilizadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o desembargador Abel Gomes (do Tribunal Regional Federal da 2ª Região); o juiz federal Flávio Lucas (da 18ª Vara Federal do Rio) e os delegados da PF Rafael Fernandes (lotado na Superintendência da Polícia Federal paulista) e Flávio Vieitez Reus (atua na PF de Campinas).
 
Sérgio Moro disse nessa quinta-feira, 25, que as conversas de autoridades encontradas com os "hackers de Araraquara" seriam destruídas.  Eae? Está certo isso?
Na nota que foi divulgada à imprensa, a Polícia Federal diz que a Operação Spoofing não busca analisar as mensagens eventualmente captadas pelos hackers e que caberá à Justiça definir se o material será destruído. Entenderam o conflito? Sérgio Moro quer porque quer destruir o áudio (tem lá suas razões...) e a PF se nega a aceitar essa ordem. Na sua nota à imprensa diz que “o conteúdo de quaisquer mensagens que venham a ser localizadas no material apreendido será preservado, pois faz parte de diálogos privados, obtidos por meio ilegal”.
 
Na íntegra:
"A Polícia Federal esclarece que as investigações que culminaram com a deflagração da Operação Spoofing não têm como objeto a análise das mensagens supostamente subtraídas de celulares invadidos.
O conteúdo de quaisquer mensagens que venham a ser localizadas no material apreendido será preservado, pois faz parte de diálogos privados, obtidos por meio ilegal.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, confirmou hoje (25) que foi alvo da atuação de hackers. Segundo o ministro, o fato foi comunicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
De acordo com a Polícia Federal (PF), os quatro presos na terça-feira (23), sob a acusação de invasão do celular de Moro, também teriam roubado dados de mil vítimas, entre elas, diversas autoridades do Legislativo, Judiciário e do Executivo.
Segundo Noronha, Moro informou que o nome dele está na lista da PF de autoridades hackeadas. Em nota, o presidente declarou que pouco utilizava o aplicativo Telegram, principal alvo dos roubos de dados, e que não tem "nada a esconder".
 
Íntegra da nota do STJ:
"​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, confirma que recebeu a ligação do ministro da Justiça, Sergio Moro, informando que o seu nome aparece na lista das autoridades hackeadas. O ministro do STJ disse que está tranquilo porque não tem nada a esconder e que pouco utilizava o Telegram.
O ministro Moro informou durante a ligação que o material obtido vai ser descartado para não devassar a intimidade de ninguém. As investigações sobre o caso são de responsabilidade da Polícia Federal, a quem cabe responder sobre o caso."​
Moro, portanto, ficou inteiramente desautorizado. Nem a Polícia Federal, que está subordinada ao ministério da Justiça, aceita sua estranha determinação de destruir gravações aparentemente bastante importantes.
Será que Sérgio Moro quer fazer spoofing?


 Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90