25/07/2019 às 09h12min - Atualizada em 25/07/2019 às 09h12min

ALÔ, MORO, O GOVERNADOR DE PORTO RICO RENUNCIOU...


Porto Rico, como todos sabem, é uma ilha caribenha e um território não incorporado dos Estados Unidos. Pois bem. O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló,  anunciou, na noite desta quarta-feira, sua renúncia. Motivo? Vazamento de comentários ofensivos do político sobre mulheres, homossexuais e vítimas do furacão Maria. Foram 2 semanas de protestos, e ele acabou anunciando que "após escutar as críticas e falar com minha família (...) tomei a seguinte decisão com desprendimento: hoje lhes anuncio que estarei renunciando ao cargo de governador na sexta-feira, dia 2 de agosto, às cinco da tarde", disse Rosselló em vídeo divulgado no Facebook. (que não está disponível no momento...)

Logo após a divulgação do vídeo, começou uma gritaria da multidão que protestava diante da La Fortaleza, a casa de governo em San Juan.

"Acredito que Porto Rico continuará unido e caminhando em frente como sempre fez", declarou o governador. "Espero que esta decisão sirva como um apelo à reconciliação cidadã".
Rosselló informou que será substituído temporariamente pela secretária de Justiça, Wanda Vázquez, que tratou de declarar:
"Assumirei a missão histórica que nos impõe a Constituição do Estado Livre Associado de Porto Rico e as leis aplicáveis".
O presidente da Câmara de Representantes, Johnny Méndez, havia convocado uma sessão legislativa extraordinária para esta quinta-feira visando iniciar o processo de destituição.

Ricardo Rosselló, de 40 anos, enfrentava uma crise política devido ao chamado "chatgate", vazamento de uma conversa na plataforma de mensagens Telegram (ALÔ, MORO! TÁ NA ESCUTA?), há duas semanas, na qual ele e os outros 11 homens compartilharam comentários considerados ofensivos contra jornalistas, homossexuais e mulheres.
Em um deles, um colaborador de Rosselló se referiu com gracinhas às vítimas do furacão María, que deixou quase três mil mortos em Porto rico.
Além disso, em 10 de julho, o Ministério Público pediu a prisão de seis funcionários acusados de desviar mais de US$ 15 milhões em fundos federais para recuperação após o pior furacão em um século. (ALÔ, CURITIBA! TÁ NA ESCUTA?)

Os protestos contaram com a participação de músicos porto-riquenhos, como Ricky Martin, René Pérez, Bad Bunny e Daddy Yankee.
Ricky Martin foi uma das pessoas ridicularizadas nas conversar do chat por sua orientação sexual, que ele tornou pública em 2010.

Por favor, Moro, não deixe de ler...
 

Mais no UOL.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »