19/07/2019 às 17h01min - Atualizada em 19/07/2019 às 17h01min

"ESSA É A VERDADEIRA GUERRA QUE TODOS OS GOVERNANTES DEVERIAM FAZER" - LULA SOBRE O COMBATE À FOME, 2011.


O combate à fome é um desafio mundial. No Brasil, ao longo de séculos, essa foi uma questão que os governantes fingiam que não viam, e discutiam em almoços e jantares que jamais a maioria da população poderia sentir o sabor dos pratos servidos. Essa triste história começou a mudar em 1° de janeiro de 2003, quando um ex-retirante pernambucano, que passou fome com a família, assumiu a presidência do Brasil. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou o problema e ao longo de seu governo lançou programas como o Fome Zero, Bolsa Família, Mais Alimentos e instituiu a compra de alimentos para a Merenda Escolar. Os  resultados começaram aparecer e ganhar repercussão mundial. O Brasil passou a ser uma referência no combate à fome. 
Em junho de 2011, Lula foi o vencedor do prêmio World Food Prize, concedido a personalidades que contribuíram efetivamente para o combate à fome no mundo. Ele foi instituído em 1986 pelo Nobel da Paz Norman Borlaug.
Hoje, 8 anos depois, lá da cela da Polícia Federal em Curitiba, onde é preso político, o ex-presidente Lula vê a imprensa internacional disparar as declarações chocantes do presidente Jair Bolsonaro negando um dos principais dramas do brasileiro hoje.
"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira" e "Não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como há em outros países do mundo", disse o presidente durante o café da manhã com os correspondentes.
Pelo jeito, Bolsonaro não anda pelas ruas do Brasil e também desconhece dados dos organismos internacionais sobre o país que ele diz dirigir. Números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), porém, apontam que, em 2017, mais de 5,2 milhões de brasileiros passaram um dia inteiro ou mais dias sem consumir alimentos ao longo do ano. 
A página oficial de Lula no Facebook respondeu no início da tarde. O discurso do ex-presidente ao receber o prêmio o Prêmio Mundial de Alimentação, em 2011, foi lembrado. "Essa é a verdadeira guerra que todos os governantes deveriam fazer. Porque a fome é uma arma de destruição em massa mais perigosa que qualquer outra arma que o homem já inventou", disse Lula.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90