16/07/2019 às 08h51min - Atualizada em 16/07/2019 às 08h51min

TOFFOLI: ESCUTA AQUI, MORO – A PF TÁ OU NÃO TÁ INVESTIGANDO GLENN GREENWALD?


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli , pediu informações ao ministro da Justiça, Sergio Moro, e à Polícia Federal (PF ), sobre possível investigação do jornalista Glenn Greenwald . O despacho foi dado em função da ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade para anular procedimentos que possam ter sido abertos tendo Greenwald como alvo. O STF deu prazo de cinco dias para que Moro e a PF respondam.
Relembrando, o jornalista Glenn Greenwald  é o fundador do site The Intercept Brasil, aquele que divulgou trocas de mensagens atribuídas a Moro (na época em que ele era juiz na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba) e aos procuradores da força-tarefa. Segundo o site O Antagonista, a PF, que é subordinada a Moro, pediu ao Conselho de Controle de Atividades Financeira (COAF) um relatório das atividades financeiras de Greenwald. Até agora, ninguém — Moro, PF, COAF e Ministério da Economia, ao qual o órgão é ligado — confirmou ou desmentiu a existência da investigação.
O relator da ação da Rede é o ministro Gilmar Mendes, mas o STF está de recesso no mês de julho. Assim, cabe ao presidente da Corte tomar as decisões consideradas urgentes no período. Após o recebimento das explicações, Toffoli também quer que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradora-Geral da República (PGR) se manifestem em três dias.
 
Leia também no Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90