15/01/2023 às 08h50min - Atualizada em 15/01/2023 às 08h50min

​PL QUER DAR BYE-BYE A BOLSONARO.

PENSA INVESTIGAR POR ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

 
Lideranças do PL afirmam que a permanência de Bolsonaro no partido pode se tornar "desconfortável", caso a representação da PGR (Procuradoria-Geral da República) ao STF (Supremo Tribunal Federal) aponte a participação do ex-presidente na incitação dos atos de vandalismo do último domingo (8).
 
O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos pediu para Bolsonaro ser incluído no inquérito que apura a instigação e autoria intelectual dos atos golpistas que resultaram na depredação da sede dos três Poderes, em Brasília. A corte aceitou a solicitação.
 
A sugestão de entrar com a representação foi feita por um grupo de 80 (!!!) procuradores, que entenderam que o ex-presidente é suspeito de ter cometido crime após ter postado, na terça-feira, 10, um vídeo questionando a regularidade das eleições (o vídeo teria sido apagado depois).
 
Para os parlamentares chamados de "PL raiz", que integra o partido antes da entrada dos bolsonaristas, o momento é delicado, porque a maioria não compactua com atos de vandalismo e violência.
Eles afirmam que, a depender de como avancem os fatos, será necessário o PL tomar uma decisão a respeito da filiação de Bolsonaro. Eles evitam falar em expulsão, mas são categóricos ao afirmar que a legenda não quer ser a casa de ninguém envolvido "nesse tipo de situação".
 
Esse grupo destaca que o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, tem gratidão ao ex-presidente, mas que, antes de ser Bolsonaro, Valdemar é PL e acredita já ter feito bastante por ele também.
Essas lideranças citam como exemplo a coletiva na qual o dirigente endossou questionamentos sem provas sobre as urnas eletrônicas, que resultaram em uma multa de R$ 22 milhões imposta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ali, afirmam, teria sido o limite do apoio e não há disposição interna em endossar nenhum outro ato que possa prejudicar a sigla.
 
A Bolsonaro só resta agora Mar-a-Lago, com Trump, ou o quifofó do bafafá...
 
Leia também na Folha e no Brasil247.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/01/liderancas-do-pl-dizem-que-acao-de-aras-pode-tornar-permanencia-de-bolsonaro-desconfortavel.shtm
https://www.brasil247.com/brasil/liderancas-do-pl-consideram-necessario-que-bolsonaro-seja-afastado-das-fileiras-do-partido
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »