28/05/2022 às 07h20min - Atualizada em 28/05/2022 às 07h20min

O GLOBO DIVIDIDO ENTRE ‘POSSÍVEL’ E ‘PROVÁVEL’

NÃO SE CONFORMA COM VITÓRIA DE LULA NO 1º TURNO



O Globo de hoje, 28mai2022, aponta, em editorial, que vai lutar contra vitória de Lula em primeiro turno. Provavelmente como fez em 2016, quando apoiou o golpe de estado contra Dilma. O objetivo foi aplicar um choque neoliberal na economia e retirar dos brasileiros a renda do petróleo.
 
"A pesquisa Datafolha divulgada nesta semana confirmou a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência, com 48% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, do PL (27%). O resultado deu a Lula 54% dos votos válidos e levou os mais apressados a especular se a eleição estaria definida já no primeiro turno, no dia 2 de outubro. É, claro, um cenário possível. Mas longe (como assim ‘longe’, Globo?) de ser provável, muito menos certo. Faltando mais de quatro meses para o pleito, ainda antes do início oficial da campanha, é impossível fazer qualquer aposta com base numa única pesquisa. Pesquisa não é previsão. Representa apenas um retrato do momento em que ela é feita (exatamente, Globo, e o retrato é fiel). Os dados e fatos disponíveis até aqui sugerem justamente o contrário (pra que pesquisa, então?): o cenário mais provável é haver segundo turno em 30 de outubro para definir o vencedor. E é melhor que seja assim", escreve o editorialista.
 
O Globo cobra, aparentemente, a entrega da agenda econômica a economistas neoliberais. "Para evitar deserções e liquidar a fatura no primeiro turno, Lula precisa fazer acenos ao centro. Seu movimento tem de ir além da mera indicação de um ex-tucano como vice. Até agora, porém, ele tem sido ambivalente e preferido eletrizar sua base à esquerda. Bolsonaro também tem mantido a estratégia de pregar para o público fiel. Só que ele, em contrapartida, tem interesse na ascensão de Tebet para garantir que haja segundo turno. O terreno ainda é movediço, e o jogo que parece consolidado pode trazer surpresas", finaliza o editorialista.
 
Não tem jeito, Globo. Talvez seja o caso de trocar de editorialista. Ou trocar o nome do jornal para ‘Bobo’...
 
Leia também no Brasil247 e O Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »