27/05/2022 às 20h53min - Atualizada em 27/05/2022 às 20h53min

CIRO NÃO PODE APOIAR LULA.

ELE QUER SER O BOLSONARO DE 2026.



Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, ameaçou não apoiar o PT em um eventual segundo turno de Lula, PT, contra Bolsonaro, PL. "Como é que outro partido vai dizer o que você tem que fazer? Aí, inviabiliza até a possibilidade de segundo turno. Inviabiliza mesmo. Muita gente pode ir para o voto nulo, voto de protesto, não votar. É muito perigoso esse comportamento do PT. A cada ação dessa vai piorar nossa relação", afirmou o pedetista em entrevista à coluna Painel, publicada nesta sexta-feira, 27.
 
Mas essa não é a verdadeira história. Ciro está se preparando para ser o Bolsonaro de 2026, quer conquistar os seus eleitores desde já.
 
"Cada vez que o PT faz essa pressão para que o Ciro desista, mais a gente vai dizer não. Nós somos osso duro de roer. Temos uma história de 42 anos de partido, depois da democratização, e mais cinquenta anos com Getúlio Vargas, Leonel Brizola, João Goulart. Não funciona pressão com a gente. Quanto mais pressiona, mais a gente vai ficar firme no processo. É uma ação que acaba revertendo contra eles", acrescentou, deixando mais evidente que se prepara para um futuro de enfrentamento ao PT e Lula.
 
Lupi disse estar "mais otimista" com a candidatura de Ciro, após o ex-governador do Ceará aumentar a vantagem em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. Segundo o Datafolha, Ciro teria 52% contra 36% de Bolsonaro, superando os índices da pesquisa anterior, divulgada em março, quando teve 46% contra 37%.
 
"Fiquei mais otimista. Ciro ampliou sua vantagem sobre Bolsonaro em um segundo turno. Isso tira o discurso de que só o Lula vence o Bolsonaro. Também mostra baixa rejeição. Ciro tem muito menos rejeição que o Lula e menos da metade da rejeição do Bolsonaro. Ele tem potencial de crescimento muito grande ainda", afirmou Lupi, tentando vender o seu peixe.
 
Intenções de voto
A pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta-feira, 26, apontou que Lula seria eleito no primeiro turno, com 54% dos votos válidos. Bolsonaro ficou em segundo, com 30%, e Ciro Gomes, PDT, em terceiro, com 8%.
Nos votos totais, Lula conseguiu 48%. Bolsonaro apareceu na segunda colocação, com 27%, seguido por Ciro, 7%.

Lupi dá a desculpa de que a pressão do PT sobre Ciro pode inviabilizar apoio no 2º turno. Não é nada disso. Ciro prepara-se para ser o próximo Bolsonaro...

Carlos Lupi diz que não há chance de desistência da pré-candidatura presidencial. Ele diz que está irritado com os apelos para que o projeto federal da sigla seja interrompido e diz que essa pressão pode impossibilitar o apoio ao PT em um eventual segundo turno que não envolva o ex-governador do Ceará.
"A cada dia que o PT insiste em falar para a gente desistir, a cada dia a gente vai insistir mais. Porque isso é um desrespeito à instituição. Partido político não pode ser controlado nem por pesquisa nem por pessoas de outro partido", diz.
"Cada vez que eles fazem essa pressão para que o Ciro desista, mais a gente vai dizer não. Nós somos osso duro de roer. Temos uma história de 42 anos de partido, depois da democratização, e mais 50 anos com Getúlio Vargas, Leonel Brizola, João Goulart. Não funciona pressão com a gente. Quanto mais pressiona, mais a gente vai ficar firme no processo. É uma ação que acaba revertendo contra eles", continua.

"Então vou dizer que o PT tem que desistir do Lula? É ridículo. Como é que outro partido vai dizer o que você tem que fazer? Aí inviabiliza até a possibilidade de segundo turno. Inviabiliza mesmo. Muita gente pode ir para o voto nulo, voto de protesto, não votar. É muito perigoso esse comportamento do PT. A cada ação dessa vai piorar nossa relação", completa.
"A Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que respeita o PDT, mas que seria bom ter o apoio... Seria bom para ela, né? Para casar, os dois têm que querer. Se um não quer, não tem casamento", diz.
Lupi diz também que ainda aposta em um segundo turno entre Lula e Ciro.
"Ninguém na história conseguiu se reeleger com uma rejeição de 50% como a que Bolsonaro tem", diz. "Quem garante que a rejeição do Bolsonaro não aumenta e ele fica fora do segundo turno? Eu acredito nisso."
 
Mas ninguém acredita que ele está falando sério...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »