01/02/2022 às 07h20min - Atualizada em 01/02/2022 às 07h20min

A ALERJ QUER AVANÇAR

VAI MAPEAR SETOR PRODUTIVO DA ECONOMIA DO RIO

 
A ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) não pode esperar. Quer ajudar a acelerar a economia do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, vai reunir um time de economistas ilustres para elaborar uma Matriz de Insumo e Produto para o estado. O contrato com as universidades que farão o estudo será assinado pelo presidente André Ceciliano (PT), nesta terça-feira.
A Matriz é uma radiografia da economia, com um diagnóstico da sua cadeia produtiva. Seus resultados proporcionam uma visão detalhada da estrutura produtiva brasileira e permitem avaliar o grau de interligação setorial da economia e também os impactos de variações na demanda final dos produtos, mediante a identificação dos diversos fluxos de produção de bens e serviços.
A última vez que o Estado teve esse planejamento objetivo e detalhado foi em 1996.
 
“É importante criar instrumentos que deem suporte para o planejamento econômico do Rio de Janeiro, para superarmos a perda de empregos ocorridas nos últimos anos. A matriz contribui para os esforços de diversificação da estrutura produtiva, que vai gerar novas bases para arrecadação de impostos, superando, a médio e longo prazos, a crise fiscal”, já esclareceu Ceciliano.
 
A proposta foi trazida à presidência da Casa pelo deputado Luiz Paulo (Cidadania). O estudo tem o apoio da Assessoria Fiscal da ALERJ, sob a direção de Mauro Osório, e será coordenado pelo economista Joilson Cabral, da Universidade Federal Rural; com a participação de Fábio Freitas e Esther Dweck, da UFRJ; e do ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto. A matriz vai estar pronta até o fim do ano.
 
Ao contrário do que vemos no Brasil de Bolsonaro, que afunda nossa economia, o estado do Rio de Janeiro da ALERJ terá tudo para avançar.
 
Informações de Mauro Osório. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »