28/11/2021 às 06h51min - Atualizada em 28/11/2021 às 06h51min

ALDO REBELO X CAPITALISMO:

"NÃO AO IDENTITARISMO"


Você sabe o que é 'identitarismo'?
"Identitarismo é uma ideologia das grandes corporações. O capitalismo financeiro usa o identitarismo para criar uma ilusão de igualdade”, diz Aldo Rebelo.
“É uma permuta. As corporações, o capitalismo, o sistema financeiro transformou a luta identitária em uma ilusão de igualdade para negar a igualdade, como se fosse possível igualdade de gênero, de raça, linguística, de orientação sexual sem que esse sistema fosse alterado”, disse.
 
Para ele, por meio do identitarismo, o sistema capitalista faz concessões às chamadas “minorias”, desde que o próprio sistema não precise ser alterado. “Então eu sou o sistema financeiro, demito 1 milhão de trabalhadores, mulheres, negros, e apareço nos jornais e na mídia prometendo uma vaga, uma cota na direção do meu banco para negros escolarizados da alta classe média, que têm uma educação refinada. Em troca, você abdica da luta pela igualdade. O identitarismo é uma plataforma deles. É um acordo sinistro de renúncia à luta pelo direito dos negros, pobres, das mulheres, e você oferece um espaço para setores desses movimentos de classe média dentro das corporações. Em troca, você não toca no sistema”.
 
O senador Democrata americano Bernie Sanders, em uma de suas apresentações, foi surpreendido pela pergunta de uma mulher. Ela se identificava como latina e queria saber quando poderia ser a segunda senadora de sua etnia nos Estados Unidos. A resposta de Sanders acabou gerando uma divisão dentro do partido Democrata. Para ele, a questão identitária do latino – uma minoria histórica dos EUA – precisava ser vista com extremo cuidado devido à sua importância. Da mesma forma, as causas dos afro-americanos e dos nativos mereciam igual atenção.
Mas Sander afirmou que não bastaria ser latina para ser eleita. Seria preciso, além disso, ser latina e convergir com os interesses da classe trabalhadora, além de lutar contra Wall Street (símbolo da finança internacional), as empresas farmacêuticas, as companhias de seguros e a indústria do petróleo.
Obviamente, para Sanders a diversidade era de suma importância, o que converge com a ideia inicial do identitarismo pregada pelo Combahee River Collective: respeitar as particularidades, mas unir-se contra um inimigo em comum.
 
O Blog Communia considera que o identitarismo, seja em sua forma xenófoba e nacionalista, seja em sua forma de esquerda, é uma praga para os trabalhadores. Ela nos convida a fazer uma frente comum com uma parte da burguesia, tornando invisível que o centro de tudo isso é a exploração que mantém o capital vivo e divide os trabalhadores.
 
Com qual pensamento você mais se identifica?
 
Leia também no Brasil247, na Folha e no Blog Communia.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90