Sabe quanto deve aumentar a conta de luz? 15%! Basicamente, isso quer dizer que, se você paga 100 reais por mês, vai pagar 115 reais. Os representantes de distribuidoras, de associações de consumidores e analistas de mercado estimam que a bandeira 2 vermelha — a mais cara na conta de luz — terá de dobrar de valor em setembro para cobrir a alta dos custos de geração de energia. Ou seja, aumento de 100%! Se a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) adotar essa medida, a conta de luz passará por um reajuste médio de 15,2%.
Com a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, as hidrelétricas perderam espaço na oferta, enquanto o governo se viu obrigado a acionar térmicas — fonte mais cara, cujo custo é repassado ao consumidor. As bandeiras — verde, amarela e vermelha — constam da conta de luz e servem para indicar a necessidade de se reduzir o consumo. Caso contrário, o cliente paga mais.
O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) afirmou que, embora a "atualização" das bandeiras seja competência da ANEEL, ela "contempla o valor necessário para a cobertura de custos de GSF (Fator de Escala de Geração – risco hidrológico) e de despacho termelétrico adicional, entre outros fatores". "Na atual conjuntura, esses custos estão aumentando. Os custos adicionais ou serão considerados na bandeira ou serão considerados na tarifa", disse o ministro, talvez querendo dizer que caro e Bolsonaro estão sempre rimando.
Ou seja, o país vai viver como Bolsonaro gosta: na escuridão...