23/08/2021 às 10h05min - Atualizada em 23/08/2021 às 10h05min

DÓRIA DE OLHO EM 2022

AFASTOU PM BOLSONARISTA


Dória certamente tem um sonho: candidatar-se a presidente e disputar o segundo turno contra Lula. Para isso chegar mais ou menos perto de dar certo, ele teria que cair no agrado do eleitor bolsonarista e mostrar-se mais viável. Talvez quisesse também ter o apoio do próprio Bolsonaro, mas isso seria difícil e até seria desaconselhável. Para ajudá-lo a tomar decisões, um coronel PM paulista – chefe de batalhões! – fez uma convocação para ato bolsonarista e ainda atacou o STF, declarando que sente "nojo" da instituição. Dória teve que afastá-lo, claro, e talvez até tenha agradecido.
Aleksander Lacerda, que comandava no interior tropas com 5 mil homens, publicou as críticas em rede social. Afirmava que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é “covarde”, que o governador (e seu superior!) de São Paulo, João Dória (PSDB), é uma “cepa indiana” e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, é qualificado como beneficiário de um esquema “mafioso”.

Uma reunião do comando geral da PM foi convocada e pode determinar outras punições a Lacerda, aguardado no encontro para apresentar sua defesa.
A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 23, após o Estadão revelar as publicações do coronel, que até agora tinha sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7.

No dia 20, o coronel publicou mensagem dizendo que "nenhum liberal de talco no bumbum" consegue "derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil". "Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete".
Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: "caldo vai esquentar".
Entre os dia 1.º e 22 de agosto, o coronel publicou 148 críticas e ofensas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de seus ministros.

O coronel também disse, em 5 de agosto: "Sinto nojo do STF". Alexandre de Moraes foi retratado em uma publicação com um bigode do ditador Adolf Hitler.

As manifestações do coronel refletem a contaminação do bolsonarismo na PM paulista. Teme-se que Bolsonaro use PMs para tentar uma ruptura institucional. Dória e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciaram no sábado, 21, um encontro para esta segunda-feira, 23, entre 24 governadores para discutir a defesa das instituições democráticas. Dória, naturalmente, quer se projetar ainda mais e talvez até aproveite o “caso Lacerda”.

As manifestações do coronel Lacerda foram feitas no Facebook. Em 16 de agosto, postou "liberdade não se ganha, se toma. Dia 7/9 eu vou".

Vai, sim. Pra onde, ninguém sabe...

Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »