18/08/2021 às 07h39min - Atualizada em 18/08/2021 às 07h39min

BOLSONARISTAS IMITAM TRUMP

E AINDA FATURAM COM I$$O


Esse presidente que temos aparentemente não passa de um imitador – e o pior é que imita o que há de pior! Um relatório elaborado pela Polícia Federal ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aponta que os bolsonaristas imitam Trump e usam ataque à imprensa como método.
A PF afirmou que canais bolsonaristas nas redes sociais procuram “diminuir a fronteira entre o que é verdade e o que é mentira” – o que faz muito sentido, afinal mentir é a sua verdade! E ainda usam como estratégia ataques aos veículos tradicionais de informação (jornais, rádio, TV, etc). O portal G1 aponta que esse método também foi aplicado na campanha contra as urnas eletrônicas.

As informações estão no pedido feito pela PF e que levou o TSE a suspender os repasses das plataformas para os canais bolsonaristas dentro do inquérito administrativo que apura os ataques de Bolsonaro ao sistema eletrônico de votação. Os apoiadores de Bolsonaro utilizariam uma estratégia de comunicação semelhante à das eleições de 2016 nos Estados Unidos, atribuída a Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, e também na eleição presidencial vencida por Bolsonaro em 2018. Como um dos Filhos esteve na semana passada com Bannon, fica tudo melhor explicado.

Mas a esperteza vai mais longe. “A prática visa – mais do que uma ferramenta de uso político-ideológico – um meio para obtenção de lucro, a partir de sistemas de monetização oferecido pelas plataformas de redes sociais. Transforma rapidamente ideologia em mercadoria, levando os disseminadores a estimular a polarização e o acirramento do debate para manter o fluxo de dinheiro pelo número de visualizações".
Essa engenharia, segundo a PF, consiste no uso de múltiplos canais da internet, principalmente  as redes sociais, e na contestação de ideias antagônicas por meio da desqualificação do adversário.
“Além disso, promove ataque aos veículos tradicionais de difusão de informação (jornais, rádio, TV etc.), de modo a atingir o seu público de forma direta, horizontal, ao dissipar a distinção entre o que é informação e o que é opinião”, diz o relatório.

Trata-se, portanto, de "um modelo exitoso de influência baseado na forma como os indivíduos percebem, aprendem, absorvem e difundem as informações que outros fornecem no processo de comunicação (psicologia cognitiva), identificando-se seu emprego tanto nas eleições americanas de 2016, quanto, em maior ou menor escala, nas eleições brasileiras de 2018”.

A PF afirmou ainda ao TSE que teria identificado a mesma tática de disseminação de informações falsas sobre supostas fraudes no processo eleitoral as urnas eletrônicas, “tendo como figura central, neste caso específico, o Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro”. Nããããããoooo! Até nisso imita Trump...

Políticos envolvidos
A PF teve indícios de que a suposta engenharia criminosa pode contar com o próprio Bolsonaro, com seus filhos – o senador Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro –, além de parlamentares da tropa de choque do presidente como as deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP). Ou seja, todos no mesmo balaio.

O corregedor-geral eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinou que os investigadores aprofundem os dados reunidos para saber se essa ação tem relação com os mandatos — e portanto estão protegidas pela imunidade parlamentar — ou ainda se integram esse mecanismo. Para a PF, esse mecanismo tentou deslegitimar as instituições e colocar sob suspeita as eleições de 2022.

“Quanto mais polêmica e afrontosa às instituições for a mensagem, maior o impacto no número de visualizações e doações, reverberando na quantidade de canais e no alcance do maior número de pessoas, aumentando a polarização e gerando instabilidade por alimentar a suspeição do processo eleitoral, ao mesmo tempo que promove a antecipação da campanha de 2022”, diz o relatório.

Excelente e necessário trabalho da Polícia Federal. Aponta meliantes que deveriam estar na cadeia por atentado à democracia. Deveriam ser condenados ao desterro, mesmo que fosse no Mar-a-Lago de Trump...

Leia mais no Globo e no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »