08/08/2021 às 12h29min - Atualizada em 08/08/2021 às 12h29min

CAPITÃ CLOROQUINA PODE IR PRA HAIA

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia poderá denunciar a “Capitã Cloroquina” ao Tribunal Penal Internacional por crime de lesa-humanidade. E o que significa isso? São crimes contra a humanidade: o assassinato, o extermínio, a escravidão, a deportação e qualquer outro ato desumano contra a população civil, ou a perseguição por motivos religiosos, raciais ou políticos, quando esses atos ou perseguições ocorram em conexão com qualquer crime contra a paz ou em qualquer crime de guerra (*).

Os senadores estariam avaliando que está provado que Maya Pinheiro usou a população de Manaus como cobaia para experimentos científicos com cloroquina, comprovadamente ineficaz contra a Covid-19. Renan Calheiros já teria decidido com os demais senadores que compõem o G7, grupo de sete senadores que têm maioria na CPI da Pandemia, que a médica Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “Capitã Cloroquina”, será denunciada ao Tribunal Penal Internacional de Haia por crime de lesa-humanidade.

Ao dirigir a ação do Estado para promover o uso de medicamentos prejudiciais aos manauaras, analisaram os senadores, Mayra cometeu crime contra a humanidade.

 

Leia em Metrópoles, Brasil247 e LFG.JUSBRASIL.

 

* Cf. Parecer técnico firmado pelo Presidente do Centro Internacional para a Justiça de Transição, in Memória e verdade, coordenação de Inês Virgínia Prado Soares e Sandra Akemi Shimada Kishi, Belo Horizonte: Editora Fórum, 2009, p. 372. JusBrasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »