01/08/2021 às 07h30min - Atualizada em 01/08/2021 às 07h30min

TEMER ACONSELHA BOLSONARO A NÃO BRIGAR COM VICE

DISSO ELE ENTENDE...


Temer ganhou fama de verdade quando era vice-presidente e conseguiu tornar-se presidente graças a uma grande armação contra Dilma. Sabiamente, portanto, Temer aconselha o amigo Bolsonaro a não brigar com o vice Mourão.
Disse ele ao jornal O Globo que Bolsonaro iniciou a sua gestão com uma “certa onipotência”, desprezando alianças com partidos políticos, mas que não deve brigar com seu vice Hamilton Mourão, que vem sendo constantemente humilhado. "Não convém brigar com o vice. Não é útil para a presidência e é inútil para o país. Isso dá uma instabilidade política e social, que pode até afetar a economia", disse ele, em entrevista a Jussara Soares e Thiago Bronzatto. Existe exuberância maior do que essa, vindo de alguém prefere trabalhar nas entrelinhas?
Bolsonaro referiu-se a Mourão como se fosse um 'cunhado indesejado', que aproveitou para responder com firmeza: "nunca abandonei uma missão, não importam as intercorrências"

Temer falou ainda sobre o perfil autoritário de Bolsonaro. "Talvez ele tenha chegado com a sensação, digamos assim, de uma certa onipotência. Não existe a possibilidade de o presidente comandar tudo. Só comanda com o apoio do Congresso Nacional, e não é apenas porque o presidente queira trazer o Congresso para governar junto, mas porque a Constituição assim o determina. Ele (Bolsonaro) percebeu e começou a tentar trazer o Congresso, que é fundamental para a governabilidade. O Ciro terá que exercer o duplo papel de ter uma relação fértil com os parlamentares e, de igual maneira, ter a capacidade de conduzir a administração do país. É claro que o presidente não pode brigar com o chefe da Casa Civil, porque daí cria um problema para si próprio. Mas não acredito que isso venha a acontecer".

Ele também falou em "responsabilidade política" de Bolsonaro em relação ao desastre no combate à pandemia e sugeriu que Arthur Lira analise os pedidos de impeachment. Temer poderia ter aproveitado para dirigir palavras ainda mais úteis a Bolsonaro, como lembrá-lo que, em 2023, ele não deverá temer Mourão na vice-presidência, porque, na verdade, nem terá presidência...

Leia também no Brasil247 e O Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »