23/06/2021 às 10h06min - Atualizada em 23/06/2021 às 10h06min

NOSSOS ÍNDIOS GANHAM O MUNDO

E O PROTESTO SUSPENDE SESSÃO DO CONGRESSO



Nossos índios têm que ter voz como qualquer brasileiro. Eles são os nossos primeiros brasileiros. Querem demarcar suas terras? Ou tomar na mão grande? Veja o vídeo no final. Tradução a seguir:

ÁUDIO
Começou como um protesto pacífico para barrar uma lei controversa que tornará as terras indígenas protegidas em fazendas e mineração comerciais.
Mas acabou em batalha no coração da Capital do Brasil.
A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra os índios que protestavam e se encaminhavam para o Congresso.
Vários manifestantes foram feridos e hospitalizados,
enquanto 3 policiais foram feridos por flechadas.
 
"O uso da força policial com suas bombas foi desproporcional e 11 índios foram atingidos por balas de borracha, alguns dos nossos idosos caíram durante a correria."
 
A fumaça e o gás lacrimejante entrou pelo prédio do Congresso, levando quatro congressistas a saírem em defesa da causa indígena e negociarem com as forças de segurança, protegendo os indígenas.
 
Disseram que a votação continuaria nesta quarta-feira..
 
"Há muita pressão do agronegócio, que quer acabar com nossa floresta e tem apoio do presidente Bolsonaro. A lei também permitiria que o governo reduzisse o território indígena que já está demarcado pode barrar nossas reivindicações por mais terras."
 
A batalha está longe de acabar. Várias centenas de lideranças indígenas continuam acampados do lado de fora do Congresso porque, como dizem, estão lutando pela sobrevivência - e estão correndo contra o tempo. Nesta quarta, 23 tem mais sessão...




Al Jazeera
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90