29/11/2017 às 15h20min - Atualizada em 29/11/2017 às 15h20min

MEC APONTA QUE UFF ESTÁ ENTRE AS MELHORES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO

Hayle Gadelha

O Índice Geral de Cursos, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou relatório com a classificação que avalia a qualidade de universidades, institutos, centros e faculdades do país. Apenas 5,6% das instituições de ensino superior do estado do Rio têm nota máxima. O estudo analisou dados de 125 estabelecimentos. O indicador concede notas de 1 a 5, a máxima.

 

Nove instituições receberam as melhores avaliações. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) obtiveram nota máxima. A Universidade Federal Fluminense (UFF) empatou com a Pontifícia Universidade Católica (PUC), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com nota 4 no IGC, considerada por especialistas como um resultado excepcional diante dos cortes realizados recentemente.

O IGC é calculado através de uma média das notas das instituições no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos últimos três anos, com maior peso aos cursos com maior número de alunos. O índice também considera a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível. E a distribuição dos estudantes entre graduação e pós.

 

Vale destacar também que em todo o Brasil a nota 4 foi concedida a 17,35% dos estabelecimentos e cerca de 66,8% das instituições ficaram no conceito 3.

Link
Comentários »