19/05/2019 às 12h25min - Atualizada em 19/05/2019 às 12h25min

VOLTA, BRASIL...

Hayle Gadelha

O Brasil de Bolsonaro não tem mais onde chegar. Portanto o seu destino, o nosso destino, é mesmo o fundo do poço. A não ser que estejam errados todos os economistas do mundo inteiro. O economista Affonso Celso Pastore (que foi presidente do Banco Central nos tempos do Figueiredo e que conduz a consultoria AC Pastore - portanto fora do rótulo "esquerdista"), no estudo publicado hoje na Folha, aumenta o terror de todos nós, quando diz que “o Brasil não apenas está vivendo a mais lenta retomada da história como caminha para a depressão”. O que ele está afirmando é que a recessão que nos abraça com a queda do PIB, e que deve permanecer nos próximos meses, está levando o país para a depressão, que não é apenas psicológica: significa uma prolongada queda nos níveis de emprego, produção industrial, rendimento real, etc, etc.

 

Diz mais: “Como o PIB avançou apenas 1,1% em 2017 e também em 2018 e a população do país cresce 0,8% ao ano, o ganho de renda para cada brasileiro foi de ‘magnitude insignificante’ no período”. No fim de 2018, a renda per capita estava 8% abaixo do trimestre imediatamente anterior ao início da recessão.

 

É importante ler essa reportagem da Folha. Mas não é para entrar em depressão. É para ganhar mais força para combater e derrotar esse desgoverno Bolsonaro/Guedes.


Folha.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »