11/07/2020 às 20h33min - Atualizada em 11/07/2020 às 20h33min

​O GLOBO RESOLVEU ATACAR O PT

EM DEFESA DO SEU CANDIDATO MORO

(*)
O texto publicado hoje no Globo pelo seu colunista Ascânio Seleme é uma ofensa ao PT e à inteligência política. Começa pelo título: “É hora de perdoar o PT”. Como assim perdoar o PT? Quem vai perdoar o PT? O Globo? O principal veículo anti-PT do país? Com que moral? Não dá para aceitar um lero-lero desses.

O que se viu de verdade foi um texto cheio de contrabando político. “Não há como uma nação se reencontrar se 30% da sua população for sistematicamente rejeitada. Esse é o tamanho do problema que o Brasil precisa enfrentar e superar”, dizem as primeiras linhas. De cara está querendo dizer que o PT está sendo sistematicamente rejeitado, provavelmente pelos 70% que estão em sua cabeça. E que o país precisa ser “tolerante” com o PT, um “problema” que precisa ser enfrentado e superado. Por que o Globo defende essa tolerância? Para ajudar a eleger Haddad presidente da República? Claro que não. Tanto que o texto faz questão de associar a gestão petista a escândalos de corrupção, diz que ela está marcada por isso.

É claro que o Globo, colocado para escanteio no governo fascista de Bolsonaro, procura sustentar-se como pode. Aposta tudo em uma candidatura Moro e vai fazer o que pode e o que não pode para tentar elegê-lo. A sua maior preocupação é obviamente o PT, e por isso já alimenta fortalecer as marcas dos dois. Como Moro se projetou como “paladino da moralidade” (por mais absurdo que isso pareça...), o Globo quer fazer do PT o seu oposto (um “representante da corrupção”). Restaria a Moro, portanto, ser o representante da anticorrupção...

Mantendo essa visão de longo prazo, o Globo certamente vai procurar alianças com o PT desde já, nas eleições municipais. Está certo. É importante buscar todas as alianças possíveis para o enfraquecimento do bolsonarismo desde já. Mas o PT jamais poderá esquecer que o candidato global de 2022 chama-se Moro, e o Globo já está trabalhando nisso.


HG, 11jul2020, 12:45h.




(*) A partir da ilustração do artigo no Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »