02/07/2020 às 08h44min - Atualizada em 02/07/2020 às 08h44min

AUMENTAM AS INFECÇÕES DE CORONAVÍRUS NOS ESTADOS UNIDOS

TRUMP QUER FAZER MÁGICA


Donald Trump disse que acredita que o coronavírus "simplesmente desaparecerá", enquanto os Estados Unidos registravam 52.000 novos casos nessa quarta-feira, dia 1º (segundo dados da Universidade Johns Hopkins), com a nova maior alta diária de todos os tempos.
Na última terça-feira, dia 30, oito estados reportaram novos índices máximos em um único dia para casos diagnosticados, com o total diário nacional de novos casos em pouco mais de 44.000. Era um recorde... até um novo número surgir na quarta-feira. O novo pico se seguiu de um aviso do especialista em saúde pública, Anthony Fauci, de que os Estados Unidos estão "indo na direção errada" e as infecções podem mais que dobrar, atingindo 100.000 casos por dia.
Em uma entrevista à Fox Business, nessa quarta-feira, dia 1º, perguntaram a Trump se ele realmente acredita, como afirmou anteriormente, que o vírus simplesmente desaparecerá.
"Sim, sim - disse ele. "Sim, claro. Em algum ponto. E acho que teremos uma vacina muito em breve também. Estamos voltando de uma maneira muito forte ... e acho que seremos muito bons no combate ao coronavírus", acrescentou. "Eu acho que em algum momento isso vai simplesmente desaparecer. Eu espero."
 
Trump enfrentou fortes críticas por subestimar os riscos do vírus e por sua recusa em promover medidas simples de segurança, como usar máscara. Questionado sobre isso na quarta-feira, ele disse que "acha que máscaras são boas", mas não acredita que seja necessário tornar as máscaras obrigatórias em todo o país.
 
Autoridades do Alasca, Arizona, Califórnia, Geórgia, Idaho, Oklahoma, Carolina do Sul e Texas anunciaram alta no número de casos em mais um dia de alta na terça-feira, dia 30. O Covid Tracking Project disse que a média semanal dos Estados Unidos para novos casos diários dobrou desde 13 de junho e que as internações tiveram o maior aumento desde 21 de abril.
 
A União Europeia confirmou na terça-feira que impedirá a entrada de americanos em viagens não essenciais, enquanto os EUA lutam para controlar o vírus.
 
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, do partido Democrata, criticou Trump por fazer defesa contínua da resposta lenta e caótica do governo ao surto, dizendo em uma coletiva de imprensa: "O problema estacionou na mesa do presidente. Ele é o nome da negação. Ele nega o que todo especialista em saúde do país tem dito. Jogue limpo com o povo americano, Trump! Pelo menos tenha a coragem de admitir o que todo mundo já sabe: você estava errado”, disse Cuomo.
 
O governador implorou aos estados que rejeitassem a retórica de Trump e escutassem a ciência, lembrou que, antes, Trump era apresentador de TV.
“Negar a realidade não derrota a realidade. Ele vive em negação e nega os fatos científicos desde o primeiro dia”, afirmou. “A realidade vence e a realidade venceu, e agora o país está sofrendo por causa do presidente”.

Vários estados foram forçados a reverter os esforços de reabertura. Na Califórnia, o governador ordenou, nessa quarta-feira, 1º, o fechamento de todos os bares reabertos recentemente e interrompeu as operações internas de restaurantes, cinemas, museus e zoológicos na maior parte do estado, após um aumento nos casos de coronavírus.
O governador do Arizona, Doug Ducey, ordenou que bares, academias, cinemas e parques aquáticos fossem fechados nesta semana, já que o estado se tornou um dos mais atingidos nos EUA.
No Texas, cirurgias eletivas em alguns municípios foram abandonadas, com o estado tendo que lidar com mais de 6.500 pessoas hospitalizadas por Covid-19.
Enquanto isso, vários proprietários de bares no Texas entraram com uma ação federal de US $ 10 milhões contra o governador estadual Greg Abbott, na tentativa de anular sua ordem de fechar os bares pela segunda vez desde o início da pandemia de coronavírus.
Quando surgiram os novos detalhes sobre a extensão da crise, Trump lançou uma série de ataques a Joe Biden, CNN, New York Times, senadora Elizabeth Warren e MSNBC.
Nos tweets, Trump disse que Biden era "corrupto", sugeriu novamente que pessoas que danificam estátuas e monumentos federais passem mais de 10 anos na prisão, e novamente usou um termo racista, "Pocahontas", ao criticar um plano de Elizabeth Warren de renomear bases militares dos EUA, que têm nomes de figuras dos “confederados”. Warren afirmou que tem ascendência nativa americana.
 
Em meio ao seu frenesi de uso da Internet, Trump também retweetou um post dele mesmo, feito um dia antes, que dizia: "O GUERREIRO SOLITÁRIO!" e elogiou o canal conservador Fox News por ter superado seus rivais nas audiências de TV, acrescentando "Obrigado, Presidente Trump".


Leia também em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »