15/05/2020 às 17h31min - Atualizada em 15/05/2020 às 17h31min

​TEICH FALA POUCO E NÃO DIZ QUAL FOI O MOTIVO DA SAÍDA.

MÉDICO AFIRMA QUE FOI CRIADO PELO SISTEMA PÚBLICO.


O pronunciamento do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, na tarde desta sexta-feira, foi tão rápido quanto a passagem dele pelo governo. “A vida é feita de escolhas. Hoje eu escolhi sair”, foi assim que Teich começou a falar para o Brasil, depois que pediu demissão do comando do ministério da Saúde.
Nos poucos minutos seguintes, ele fez uma rápida prestação de contas dos 28 dias que ficou no governo Bolsonaro. Agradeceu e elogiou o time “que sempre esteve” ao lado dele e sempre trabalhou pelo Brasil. Falou das viagens que fez aos municípios mais afetados pela contaminação do coronavírus e elogiou os profissionais de saúde pela dedicação e  trabalho, que chamou de “espetacular”. Teich  ressaltou a importância  do tripé formado pelo ministério, conselhos e  secretarias de estados e municípios de Saúde e avisou que deixou um plano pronto para ajudar no combate ao coronavírus.

A única vez que citou o presidente Bolsonaro foi para agradecer a oportunidade de atuar no ministério da Saúde. Ao contrário da posse, o médico oncologista elogiou o SUS e afirmou que ele foi criado pelo sistema público, desde o nascimento, a vida escolar, a formação de médico e a especialização.

É formado em Medicina pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), fez residência médica pelo Hospital de Ipanema  e em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer (1990). Em 1998, concluiu MBA em Administração de Saúde pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2006, também concluiu MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). 
Realiza seu PhD pela Universidade de York (UK), focado no tratamento de câncer no Brasil e na melhoria da eficiência técnica. Na mesma Universidade, realizou um mestrado em Avaliação Econômica para Avaliação de Tecnologias em Saúde. 

O ex-ministro da Saúde só não disse o motivo do pedido de exoneração, apesar das especulações. As palavras cloroquina e isolamento social não foram ouvidas no auditório do ministério da Saúde. O médico Nelson Teich saiu sem falar com os jornalistas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »