06/05/2020 às 18h42min - Atualizada em 06/05/2020 às 18h42min

APERTA O CERCO AO CORONAVÍRUS

BLOQUEIO TOTAL JÁ É REALIDADE NO MARANHÃO. PARÁ E CEARÁ SÃO OS PRÓXIMOS A FECHAR.



Mesmo sendo criticados todos os dias pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), que insiste em defender o fim do isolamento social e descumpre os protocolos dos especialistas e da OMS, governadores e prefeitos das capitais ampliam as medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus.

No Maranhão a capital, São Luís, e mais quatro municípios já estão em bloqueio total desde terça-feira, 5 de maio. “Não temos uma situação de caos, mas o que estávamos observando é que a demanda estava crescendo muito rápido e acima da nossa capacidade de expansão de oferta de leitos e profissionais de saúde”, disse o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), à Reuters. Ele explicou como foi decretado o fechamento da Ilha de São Luís. “Coincidiu uma convergência entre os nossos estudos técnicos, o Ministério Público entrar com uma ação e o juiz decidir a favor. Uma feliz coincidência, eu diria. E decidimos não recorrer
, ressaltou o governador.

A capital maranhense é a primeira cidade do país com bloqueio total. Os moradores de São Luís e dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Passo do Lumiar só podem sair de casa para comprar alimentos, medicamentos e material de limpeza. Só os trabalhadores em serviços essenciais têm livre trânsito. Foram instalados dez pontos de lavagem das mãos na Ilha de São Luís.

Nesta quinta-feira, dez municípios do Pará, entre eles a capital, Belém, também entram em bloqueio total. O uso de máscara é obrigatório nas idas ao supermercado e farmácia. Só os trabalhadores de serviços fundamentais podem circular. Até domingo, dia 10 de maio, os moradores e comerciantes serão orientados sobre a importância das novas medidas. A partir daí, a pessoa que desrespeitar o bloqueio paga multa de R$150 e o comerciante, R$ 50 mil. “Chegou o momento drástico de agirmos para salvar a vida de nossa gente”, explicou o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB). E é com essa mesma determinação, que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), decretou o bloqueio total de Fortaleza, a partir dessa sexta-feira, 8 de maio, com validade de 20 dias. Só estão liberadas as saídas para comprar alimentos, medicamentos e produtos de limpeza, para ir ao médico e veterinário e para dar suporte a idosos e crianças, sempre com máscara. Os comerciantes deverão seguir as regras para evitar aglomerações. Veículos particulares só poderão circular aqueles com autorização especial e haverá bloqueios nas entradas e saídas de Fortaleza.

Na Bahia, o governador Rui Costa (PT-BA) anunciou um convênio com uma empresa de tecnologia que desenvolveu um software para diagnosticar o coronavírus com mais precisão e rapidez. O teste começa a ser implantado em Itabuna para diagnosticar profissionais da saúde. Em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM-BA) pretende implantar o bloqueio total até sábado. A medida será setorizada, onde tem a maior incidência de contaminação. As novas restrições estão sendo definidas nessa quarta-feira. ACM Neto não descarta o bloqueio total na capital baiana. “Nós queremos ver se é possível evitar o lockdown, ou seja, o fechamento completo de tudo, de toda a cidade. Se essa medida não funcionar, vou defender o fechamento de tudo”, alertou o prefeito. 

No Rio de Janeiro, o conselho de médicos e especialistas que assessoram o governador Wilson Witzel (PSC-RJ) no combate à pandemia e a Fiocruz recomendam o bloqueio total do estado, proibindo a circulação de pessoas e carros, para salvar vidas. O Ministério Público do RJ também recomendou que o governo realize uma análise para decidir se adota o bloqueio e deu 72 horas para o governo responder a recomendação. Ex-juiz federal, Wilson Witzel estaria consultando juristas para saber o amparo legal para a medida.
No município do Rio, a prefeitura começou a veicular boletins, em tempo real, transmitidos pelos relógios digitais, informando sobre a circulação de pessoas em alguns bairros da cidade. É uma maneira de orientar as pessoas que precisam se locomover, com trabalhadores dos serviços essenciais e quem depende dessas atividades. A ação também quer conscientizar a população sobre a importância do isolamento social.

O governador de São Paulo, João Doria, decretou luto oficial em todo estado até o final da pandemia. A partir dessa quinta-feira, começa a funcionar o Poupa Tempo digital com mais de 60 serviços online. O serviço vai facilitar a vida das pessoas e reforçar o isolamento social. É gratuito e deve ser usado pelo celular. Manter as pessoas em casa é o grande desafio do governo. Nessa terça-feira, 5 de maio, a taxa de isolamento no estado ficou em 47% e na cidade de São Paulo, em 48%. Os dois índices são muito abaixo das metas desejadas. O governo já avisou que, para se pensar em flexibilização das medidas restritivas, a média do isolamento deve estar entre 50 e 60%. Para viajar nos transportes públicos como metrô e trens, é obrigatório o uso da máscara. Para incentivar a população a andar com a proteção, até os trens do metrô também passaram a circular com adesivos de máscaras.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90