01/05/2020 às 07h04min - Atualizada em 01/05/2020 às 07h04min

​MARICÁ INAUGURA SEU HOSPITAL

CHE GUEVARA ENTRA NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS


A Prefeitura de Maricá acaba de dar um passo muito importante no combate ao coronavírus (Covid-19). Está inaugurando neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o seu moderno Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, às margens do km 22,5 da rodovia RJ-106, em São José de Imbassaí. Ele terá a tarefa inicial de atender exclusivamente aos casos mais graves de infecção pelo novo coronavírus.
 
O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara - uma belíssima homenagem ao grande médico e revolucionário, sempre na luta em defesa do povo - tem uma área de 13 mil metros quadrados, com três blocos:
Bloco A: recepção e consultórios médicos.
Bloco B: centro cirúrgico e UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo)
Bloco C: área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

Nesta primeira fase, o Che Guevara receberá apenas pacientes graves de Covid-19, que serão encaminhados pelas unidades de saúde básicas e os polos de atendimento, aos leitos de UTI. São, inicialmente, 35 leitos – 20 de UTI, 5 de trauma e 10 de suporte. Dependendo da evolução do quadro da pandemia, os leitos poderão chegar a 70.
É importante repetir que, nesta primeira fase de funcionamento, o hospital não estará aberto à população. Para o combate à coronavírus, há também a previsão de instalação no hospital uma base de pesquisa científica em viroses, associada ao Laboratório de Biologia Molecular da UFRJ, e implantação de um centro de testes PCR (para detecção do coronavírus ainda nos estágios iniciais). Os profissionais de saúde de Maricá já estão sendo treinados pela universidade e breve Maricá terá condição de analisar as amostras aqui mesmo, facilitando o diagnóstico e o início do tratamento.

A administração do hospital está a cargo da Organização Social (OS) Centro de Excelência em Políticas Públicas (CEPP), responsável pela contratação dos profissionais que atuarão na unidade – em sua grande maioria residentes em Maricá.
Depois da pandemia do coronavírus, o Che Guevara começará a ser usado como unidade de referência de saúde da região, com um total de 137 leitos, centro cirúrgico e UTI adulta e neonatal, 19 enfermarias (com três leitos cada), seis salas de observação para adultos e mais três salas de observação para pediatria, além de um moderno centro de diagnósticos, com tomógrafo de alta resolução com 64 e 128 canais, capaz de fazer exames avançados coronarianos – Maricá é o único município do Estado do Rio de Janeiro com este moderno equipamento na rede pública. A previsão é que o tomógrafo comece a funcionar em julho.
A unidade conta também com um tanque de oxigênio de 11 mil litros (9.200 m³) para abastecer o complexo. Dezesseis cilindros - cada um com capacidade de 10 m³, capacidade total de 160 m³ a mais de oxigênio - estarão distribuídos pela unidade. O investimento da prefeitura no hospital é de R$ 50 milhões, realizado com recursos próprios.


Com o Che Guevara, o povo de Maricá avança por mais saúde. Avante!
 
VEJA TAMBÉM EM PREFEITURA DE MARICÁ.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90