23/04/2020 às 10h28min - Atualizada em 23/04/2020 às 10h28min

​GUERREIRO CONTRA A MALDADE DO CORONAVÍRUS

DIA DE SÃO JORGE É LONGE DAS IGREJAS E TERREIROS


As homenagens a São Jorge (para os católicos) ou Ogum (para a umbanda e o candomblé) vão ser em casa, nesse dia 23 de abril. As igrejas e terreiros estão fechados para impedir a aglomeração e evitar maior propagação do coronavírus. As festas foram transferidas para o segundo semestre, mas a tradição está sendo mantida pela internet. A alvorada aconteceu na Paróquia de Quintino, Zona Norte do Rio, mas os fiéis atenderam ao pedido da igreja e poucos apareceram para acender velas do lado de fora. A missa foi transmitida pela internet e pela Rede Vida. Ao longo do dia, outras missas vão acontecer pela internet. A benção da saúde também vai ser virtual. O pároco Dirceu Rigo reforçou a importância do isolamento social para combater a pandemia. "Este ano, São Jorge vai abençoar os devotos em suas casas. Façam de suas casas a Igreja de São Jorge. Essa doença é muito perigosa. Não saiam de casa, vamos demonstrar toda a devoção sem sair às ruas. O presente mais valioso que Deus nos deu foi a vida. Então, vamos valorizar esse presente. Quem ama cuida e São Jorge vai cuidar de todos, em seus lares", orientou o padre.  


No Rio de Janeiro hoje é feriado estadual. E a benção da saúde é muito bem-vinda, no momento que o número de mortes pelo coronavírus já se aproxima de 500. Segundo o boletim dessa quarta-feira, 22 de abril, o estado registra 490 mortes e 5.552 casos confirmados. A maior concentração da contaminação é na Região Metropolitana do Rio. A partir dessa quinta-feira, o uso de máscaras é obrigatório no Rio, Niterói e outros municípios. Nos transportes públicos só viaja quem estiver com máscaras. A mesma obrigatoriedade também nas farmácias, supermercados e outros serviços essenciais que estão funcionando.
Mas quem é esse santo que tem tanta força junto ao povo? Essa história vem desde os tempos dos escravos. Proibidos de adorar seus orixás, os negros africanos passaram a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge a Ogum, o orixá da guerra, da terra e da tecnologia. Esse ano, os pedidos para que o Santo Guerreiro domine o mal do coronavírus e devolva a saúde para todos predominam nas casas e disparam na internet. São Jorge é um dos nomes mais citados no Twitter desde que começou o dia 23 de abril, o dia do Santo Guerreiro com sua espada para derrotar o dragão. 
Salve Jorge!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90