14/04/2020 às 06h43min - Atualizada em 14/04/2020 às 06h43min

BRASIL TEM MUITO MAIS CORONAVÍRUS!

ERRO DE CÁLCULOS?

 
Quem trouxe a nova informação foi o grupo do Projeto NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde), que envolve a PUC-Rio, a Fiocruz, a USP e outras instituições. Segundo o NOIS, a estimativa é de que o Brasil tenha 245 mil casos de coronavírus (Covid-19) não notificados. A diferença seria provável reflexo da falta de diagnósticos efetivos: só 8% das infecções estariam sendo detectadas.
 
Os pesquisadores montaram a estimativa a partir das taxas de letalidade da doença no país, calculada pelo número de mortes dividido pelo número de casos.
Calculada assim, a taxa de letalidade observada no país para os casos já concluídos — quando os pacientes já morreram ou já receberam alta — é de 16,3%, muito alta em relação a outros países onde já há estudos com casos bem documentados, dos quais cerca de 1,3% resultaram em óbito.
 
Isso não significa que a doença seja mais letal no Brasil, afirmam os pesquisadores, mas sim que o número real de infecções (incluindo os casos leves e assintomáticos) está muito acima do que foi notificado.
 
Segundo os pesquisadores, o grande problema com os dados do coronavírus (Covid-19) no país seriam a falta de fits de testagem, sobretudo os de RT-PCR (RT-PCR é uma reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase. Não utiliza o DNA de fita dupla como molde e sim RNA de fita simples), que são mais confiáveis e detectam a presença do vírus em pacientes que já desenvolveram sintomas.

"A baixa capacidade de testagem pelo RT-PCR fez com que o Ministério da Saúde (MS) recomendasse que apenas os casos graves fossem testados. Ainda assim, nem todos os casos suspeitos deste grupo estão sendo examinados", afirma o relatório dos pesquisadores. "Em São Paulo, onde está a maioria dos casos confirmados no país, apenas 24% do total de testes para foram entregues."

Segundo os pesquisadores, a precariedade dos dados sobre a doença é um risco para o país.
"O elevado grau de subnotificação pode sugerir uma falsa ideia de controle da doença e, consequentemente, poderia levar ao declínio na implementação de ações de contenção, como o isolamento horizontal", afirma o relatório do grupo.
 
O Rio está abaixo da média
A porcentagem de notificação dos casos, segundo os cientistas, também aparenta estar variando entre diferentes estados. Enquanto no Rio de Janeiro ela está em 7,2%, em São Paulo ela foi estimada em 6,2%. O estado brasileiro com os dados mais precários é a Paraíba, que só estaria conseguindo diagnosticar 2,2% de seus casos reais. O estado com melhor cobertura é o Mato Grosso do Sul (27,8% de notificação). Brasília/Distrito Federal também aparenta ter uma parcela relativamente alta, 27,6%.

O estudo está fazendo uma projeção para estimar um número de casos com base na letalidade, o cenário pode mudar quando começarem a faltar leitos no país.

— Nossa visão é a de que os sistemas de saúde sobrecarregados com o elevado número de pacientes de coronavírus apresentem, ao final da pandemia, números de letalidade superiores aos sistemas de saúde que não foram sobrecarregados - disse Marcelo Prado, da Biz Capital (empréstimo de capital), pesquisador que integra o grupo Nois.
— Isso se deve ao racionamento de recursos que pode fazer com que grupos de pacientes fiquem sem acesso a respiradores, por exemplo - afirmou.
 
Leia também Brasil247 e Globo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90