08/04/2020 às 16h45min - Atualizada em 08/04/2020 às 16h45min

C​AIXA ALERTA PARA FRAUDES NA INTERNET

CADASTRAMENTO SÓ NO SITE E APLICATIVOS OFICIAIS


Quem pensa que as gangues de fraudadores digitais estão paradas nesses tempos de quarentena do coronavírus tem de ligar o alerta máximo. Como a maior parte da população está seguindo as orientações dos especialistas para ficar em  casa, os hackers estão em ritmo acelerado na internet. Nessa terça-feira, 7 de abril de 2020, logo que a Caixa Econômica Federal lançou o  aplicativo e o site para o cadastramento dos trabalhadores informais requerer o auxílio emergencial, foram detectados dois aplicativos falsos. A fraude foi descoberta pela Apura Cybersecurity Intelligence, especializada nesses crimes cibernéticos. Milhares de  trabalhadores autônomos e os que têm MEI, já preocupados com a perda de renda causada pela crise do coronavírus, se apressaram em fazer o cadastro e nem duvidaram que os links que entraram eram fraudados. No final da tarde dessa terça-feira, já passavam de 500 mil downloads realizados nesses links. O presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, alerta que o único aplicativo verdadeiro é o Caixa Auxílio Emergencial. E o site é o auxílio.caixa.gov.br. “Só esses. Qualquer outro site ou app é falso”, reforçou o alerta Pedro Guimarães.
 
Veja agora os links verdadeiros para fazer o cadastramento.
Clique aqui para acessar pelo site.
Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android.
Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple).
 
A Apura Intelligence alerta para nova etapa da fraude. As gangues digitais podem lançar  aplicativos para roubar os dados dos internautas.
Os trabalhadores que tiverem o cadastro aprovado vão receber, durante três meses, a renda básica emergencial de R$ 600 a R$ 1.200, dependendo da família. Fique atento ao fazer o recadastramento porque os especialistas já vinham detectando que as facções criminosas mundiais migraram para a internet, já que o tráfico de drogas, roubos de carros e outros crimes tiveram atividades e os lucros reduzidos com o confinamento das pessoas determinado pelos governos. As fraudes de cartões de crédito, golpes online e pedofilia são crimes que registraram aumento considerável nesses tempos da pandemia. A Iniciativa Global da ONU contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC) já publicou o relatório Crime e Contágio em que mostra que crimes como homicídio, roubo de carros, tráfico de drogas e até brigas nas ruas tiveram uma queda significativa em vários países. Mas no mundo virtual, com as pessoas conectadas o dia inteiro, a situação é bem diferente. O FBI já identificou categorias de fraudes ligadas diretamente à pandemia da Covid-19. “Uma é a solicitação de dinheiro para kits de testes e vacinas”, disse o agente Rich Jacobs à revista Forbes. “A outra são os ataques tradicionais, envolvendo phishing (são as tentativas de obtenção de informação através de uma alteração de identidade por parte de criminosos informáticos) e sites falsos, que instalam  malware (programa de computador desenvolvido para infectar o computador de um usuário legítimo) ou que levam as pessoas revelar senhas bancárias”.
 
Muitos internautas que estavam se cadastrando para o Auxílio Emergencial comentaram nas redes sociais que as máscaras de proteção contra o coronavírus e o álcool gel estavam sendo usados como “iscas” pelos fraudadores. No mundo real o inimigo mundial é o coranavírus e, no virtual, os já conhecidos criminosos cibernéticos. Nos dois mundos, vamos redobrar a atenção porque problemas e preocupações nós já temos bastante.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »